Índice
[Entenda como é possível atrair mais clientes e fazer com que seu escritório contábil entregue o valor que eles merecem!]
Gerar valor é uma tarefa extremamente complicada, ainda mais quando não se sabe ao certo o que isso significa, não é mesmo?
Sendo assim, antes de iniciarmos este artigo, é ideal entender a que nos referimos quando falamos em [“gerar valor para o cliente”!]
Já se deu conta de como é bom entrar numa loja e ser bem atendido, ou ligar para um corretor de seguros e ver que, muito além de querer apenas vender, ele também se preocupa com o bem que você quer proteger?
[Isso é gerar valor! ]
Preocupar-se com seu cliente e ter por ele a tão conhecida empatia, fazer com que ele se sinta querido por seu escritório de contabilidade, e mostrar que os aspectos monetários não são fatores determinantes no modo de tratamento ou em questões prioritárias de entrega.
Contudo, sabemos que, em geral, em diversas situações, é necessário dar maior atenção a um cliente do que a outro.
Dessa forma, conheça agora os pilares para que seu escritório contábil seja capaz de gerar maior valor aos clientes sem deixar de lado o seu pensamento empreendedor!
[1º Pilar -] Invista numa equipe comercial e de atendimento capaz de se aproximar do cliente
Capacitar sua equipe sempre será um fator determinante para todas as atividades de seu escritório contábil, desde o primeiro atendimento até o fechamento do contrato.
Contudo, é necessário salientar que uma boa equipe não é apenas aquela que fecha um grande número de vendas, mas sim a que pode se aproximar do cliente e, consequentemente, deixá-lo mais perto de sua empresa.
[Fidelizar um cliente nunca é uma tarefa fácil], afinal, o mercado oferece uma grande gama de escritórios de contabilidade dispostos a entender e atender o seu prospect. No entanto, quando você apresenta diferenciais que atraiam a atenção, torna-se possível deixá-lo cada vez mais próximo de você e de sua empresa.
Sendo assim, cursos de atendimento ao cliente e o auxílio de uma empresa competente em estruturação de departamento comercial são questões vitais para que seja possível atingir os objetivos almejados.
[2º Pilar -] Entenda o perfil do seu cliente
Você, por acaso, já namorou uma pessoa da qual não sabia nada? Falei namoraaaar, não “ficar” (rss). Apesar que você não é de “ficar”, sei disso! ?
A pergunta pode parecer estranha, contudo, é para facilitar o entendimento da necessidade de conhecer quem está ao seu lado.
Sendo assim, faz-se necessária a compreensão de aspectos pessoais sobre seu cliente, como:
- gostos;
- sonhos;
- necessidades,
- desejos;
- dores; e
- momento de compra.
No entanto, agora, é provável que você esteja se perguntando como fará para entender estes aspectos sem precisar invadir o espaço de seu cliente e tirá-lo da zona de conforto… e a resposta para isso é muito simples: [trabalhe com modelos de Persona]!
Você não sabe o que é um modelo de persona? (Prometo que falarei tudo sobre isso num de meus próximos artigos. Pode me cobrar, hein?!)
Todos temos características semelhantes em relação ao comportamento, dores, desejos e as demais questões listadas, portanto, a criação de personas é possível através da análise de pessoas que você já conheça.
Contudo, considere não apenas os aspectos pessoais, mas também os profissionais, como sua relação com o mercado que atua.
Entretanto, se você pensa que entender o cliente se resume a conhecer suas necessidades, infelizmente está enganado! Afinal, de nada adianta entender o que ele precisa sem compreender para quando ele precisará disso.
[3º Pilar -] Tenha um bom funil de vendas
Conhecer o momento de compra do seu cliente é extremamente necessário, afinal, ninguém se sente bem quando é impelido a tomar ações.
Estruturar um bom funil de vendas permite que você entenda as necessidades imediatas do cliente e, antes de “empurrar” seu produto, consiga auxiliá-lo para que ele entenda como seu escritório contábil pode fazer a diferença em sua empresa e na resolução dos problemas do dia a dia.
[4º Pilar -] Invista na experiência digital do seu público
Como você bem sabe, possuir um bom site contábil que represente sua empresa na web, é extremamente importante, porém, isso não é tudo!
Além de bons conteúdos e informações relevantes, é necessário que seu site seja capaz de fornecer ao usuário uma boa experiência para que ele consiga entender o que seu escritório pode oferecer a ele em relação aos serviços que você fornece, além de inovação e benefícios.
Dessa forma, é necessário inserir:
- conteúdos de qualidade;
- informações de contato;
- informações sobre seu nicho de atuação [quem atua com nichos leva grande vantagem sobre empresas generalistas]
- imagens capazes de criar maior entendimento e interação sobre o assunto;
- gatilhos e CTA’s para levá-lo a outras páginas e encontrar as soluções que procura;
- dados de localização, e outros.
Proporcionar uma boa experiência digital faz com você se torne referência em diversos sentidos e, se somada ao seu bom desempenho como contador, pode gerar diversas indicações. Torne-se uma referência meu amigo (a).
E aí, curtiu o post de hoje?
Então contador, contadora… seus lindos… Se você precisa de alguém que quer te ajudar de verdade a gerar valor e, ao mesmo tempo, saiba te valorizar, [entre em contato comigo hoje mesmo]! Você sabe o quanto sou apaixonada por vocês e por ajudar a todos!
É sempre um grande prazer “bater um papo” sobre negócios com você. Mas, vem com tempo hein, pois temos muito a falar, afinal seus sonhos e objetivos valem muito mais que 5 minutos de conversa, não é?
Estou te esperando. Clica no botão abaixo e me chama pelo “zap”…
Um grande beijo! ?
Marta Giove
CEO – GRUPO DPG