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Marketing Contábil – A Relação entre marketing e contabilidade – Como investir no crescimento do seu escritório contábil?

A Relacao Entre Marketing E Contabilidade Como Investir No Crescimento Do Seu Escritorio Contabil Post Min - Grupo DPG | Marketing Contábil Além da conta!

INVISTA NO CRESCIMENTO DO SEU ESCRITÓRIO CONTÁBIL COM MARKETING DIGITAL – FALE CONOSCO

Você sabe qual é a relação entre marketing e contabilidade? Entende como essas duas coisas estão ligadas e podem fazer o seu escritório contábil crescer (e muito)? Então, confira este post INCRÍVEL que preparei para você!

Conhecer a relação entre marketing e contabilidade pode impulsionar o seu escritório contábil de maneiras que você nem imagina! É realmente incrível e eu preciso compartilhar isso com você!!!

Eu estou realmente feliz de finalmente poder entrar no assunto do marketing de uma vez por todas, após tantos textos que já escrevi aqui no blog. Sabe, tudo que você leu sobre marketing faz sentido, mas NADA, absolutamente NADA se compara ao que eu te direi a seguir!

E eu sei que criar expectativas pode trazer desapontamentos, e acho que depois dessa minha introdução, você deve estar BEM CURIOSO sobre o que estou para te contar! Por isso, peço que seja paciente; Continue a leitura até o final do post e entenda como o Marketing pode impulsionar o seu negócio até mesmo FORA do ambiente digital.

Esqueça tudo que você sabe sobre Marketing Contábil por 5 minutos!!!

Sabe o que realmente me irrita em muitos “gurus do marketing” pela internet? A forma SUPERFICIAL como eles tratam o marketing em si. E eu até entendo que não podemos começar falando desse assunto com toda a profundidade do mundo, porque de certa forma, pode ser complexo até mesmo para empresários experientes…

O Marketing Digital Contábil não existe. É só um termo inventado por alguém para te dizer o seguinte: o marketing funciona na Internet!

E funciona mesmo, como funciona! Só que assim… Não adianta nada pensar que o Marketing se resume a campanhas patrocinadas, publicidade e só. Pelo contrário, a relação entre marketing e contabilidade vai além da simples divulgação do seu escritório contábil, meu amigo contador. É algo que está INTIMAMENTE ligado à sua gestão! ???

ISSO MESMO! O Marketing Contábil também precisa estar na sua gestão. Vou explicar a seguir!

Antes de entender a relação entre marketing e contabilidade, você precisa entender que…

O segredo para o crescimento da sua empresa está no Marketing Contábil

O Marketing precisa estar presente dentro de cada setor da sua empresa, porque é ele que promove o alinhamento entre você, os ideais do seu negócio, seus colaboradores e também os seus clientes. Para se ter uma ideia, o marketing está conectado à gestão de pessoas, à gestão de custos, ao processo de abertura de uma empresa, ao treinamento de colaboradores e, claro, às vendas!

Uma empresa que não aplica os conceitos do marketing dificilmente terá sucesso por muito tempo, porque hoje, cada vez mais, os clientes conseguem enxergar por trás das paredes da sua empresa, muito por conta da Internet, que permite que qualquer um saiba opiniões de funcionários, ex-funcionários, clientes e ex-clientes.

Interessante, mas perigoso, não é? As empresas que não andam na linha acabam se dando muito, muito mal.

Veja, há muito tempo atrás, Philip Kotler, considerado por muitos como o pai do marketing, falava sobre como devemos criar relacionamentos com os nossos clientes e fazer esses relacionamentos serem cada vez mais lucrativos e benéficos para ambas as partes.

Se eu for resumir e simplificar para você, eu diria o seguinte:

Não adianta nada vender muito, se você não vender bem. Vender bem é fazer com que o cliente fique na casa com você por muito tempo, que ele se apaixone pelas suas ideias e as compre fielmente, sem reclamar, e queira te ter como um aliado.

Agora, me responda: quantos clientes pensam isso de você? Quantos enxergam você, contador, como um aliado?

E quantos reclamam dos seus preços? Quantos reclamam do seu trabalho? Quantos não te valorizam e te enxergam como um mal necessário, uma obrigação?

Agora, a pergunta que vale um bilhão de dólares: quantos se livrariam de você se a contabilidade deixasse de ser obrigatória amanhã?

Quantos partiriam para serviços contábeis “express”, muito mais baratos?

Pois é… Se essa possibilidade te assusta, sinto em te dizer, mas você não está fazendo o Marketing direito, e aí, meu amigo, não existe estratégia de marketing digital contábil que te salvará da falência, mesmo que a curto e médio prazo você consiga cada vez mais clientes.

O que você precisa fazer para solidificar a relação entre marketing e contabilidade e transformar o seu escritório contábil em uma máquina que vende sucesso?

Bom, contador, a essa altura do campeonato, acho que te deixei um pouco preocupado com o seu futuro, não é?

Tenha certeza de que eu não jogaria uma bomba no seu colo se não soubesse como desarmá-la e fazer dela uma arma para que você faça seu escritório explodir em vendas (no melhor sentido possível da palavra)!

Eu superei meus desafios ao estar pronta para jogar

Eu, por muito tempo, não enxerguei que o marketing era tão importante para a gestão quanto ele é para as vendas. Não investi no MEU marketing pessoal e nem na gestão de pessoas ou recursos humanos, não me preocupei com o que os meus funcionários falavam da minha empresa e nem com o que meus clientes pensavam.

Complicado, né? Todo mundo comete erros… De alguns anos para cá, isso veio mudando… E hoje eu posso te dizer: o marketing é tudo para mim. Eu vivo isso, eu respiro isso e faço disso a receita para o meu sucesso e para o sucesso dos meus clientes.

Eu não vendo mais apenas sites ou projetos de marketing, eu também treino meus clientes sobre como estruturar um departamento comercial, aplicando TUDO que eu sei sobre vendas e criação de relacionamentos com os clientes, sobre atendimento e também gestão.

Sabe por quê? Porque eu entendi que o marketing vai além de simplesmente criar formas novas de vender serviços e produtos, enxerguei a necessidade de potencializar o que já existe e fazer com que os meus clientes fiquem cada vez mais satisfeitos.

Aprendi sobre os meus concorrentes, estudei suas falhas, MINHAS FALHAS, nossas forças e oportunidades… Investi onde ninguém ousou e fiz o que as pessoas achavam que seria impossível para mim. Acreditei no potencial de cada funcionário e sim, depois de muitos trancos e barrancos, começamos a dar passos muito mais grandiosos do que antes.

Não significa que você nunca mais cometerá erros, afinal, o Marketing nunca é 100% preciso. Existem variáveis que podem mudar o jogo…

Mas o segredo para ganhar o jogo é estar PREPARADO para ele. E entender a relação entre marketing e contabilidade é parte disso.

Quando você pretende começar a ganhar o jogo na sua empresa contábil???

Invista no seu Marketing Pessoal!

O Marketing Pessoal é uma necessidade que você precisa abordar desde já na sua empresa. Conheço centenas de contadores, e devo dizer que muitos deles se enxergam “APENAS” como Contadores.

A lei obrigar o empresário a ter uma contabilidade, já é algo que favorece essa percepção por parte dos clientes, mas você, que estudou tanto tempo e se mata de trabalhar todos os dias se vê como MAIS UM no mercado?

Eu não aceito isso!

Um dos segredos para trazer resultados ao seu escritório contábil é justamente cuidar da sua imagem como um ESPECIALISTA. Você não faz a contabilidade das empresas, você não emite guias para o pagamento de impostos.

Você GARANTE a segurança financeira dos seus clientes, impulsiona seus resultados e os orienta para que possam economizar o máximo possível todos os dias. Você não é um contador, e sim um PARCEIRO do empresário.

E quando a Contabilidade deixa de ser o que você conhece hoje? Quando os processos burocráticos deixarem de existir e a inteligência artificial e novos sistemas tomarem conta do mercado? Como VOCÊ pretende se sobressair?

Vai se acuar e dizer “as máquinas são melhores que eu” e mudar de profissão?

Ou irá utilizar as novas ferramentas à sua disposição e maximizar o poder do seu trabalho?

A escolha será sua… E independentemente do que você optar, será preciso investir na sua imagem e se posicionar como alguém que faz muito mais do que a maioria está disposta a fazer. Você precisará sim, estar em uma rede social, investir em links patrocinados e continuar contando com o marketing tradicional, afinal, está tudo conectado.

A grande diferença – e transformação – estará em você. Quando perceber que o seu trabalho vai muito além do que você mesmo julga, seus clientes vão te pagar MAIS pelos serviços que seu escritório já faz, mas ainda não sabe comunicar da forma correta.

Mais um ponto para a relação entre marketing e contabilidade: a forma como você se posiciona determina o seu ticket médio.

(Superamigos no topo e, abaixo, Aquaman. © Warner Bros.)

Você pode reduzir custos no seu escritório contábil e até aumentar a produtividade com a ajuda do marketing!

Existe uma palavrinha quase mágica, que não é muito mencionada quando falamos de marketing, principalmente o digital, mas que é muito importante para que você e seus colaboradores consigam vender a imagem da sua empresa.

Essa palavra é ENDOMARKETING.

Mas o que é Endomarketing?

Se você Googlaressa palavra, encontrará a seguinte definição:

Marketing institucional interno; conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno (empregados, revendedores, acionistas etc.).

Basicamente, estamos falando de estratégias de marketing interno que farão com que a sua equipe se torne mais engajada e alinhada com os propósitos da empresa, ações etc.

Essa é uma excelente forma de reduzir o índice de rotatividade e equilibrar a sua equipe. Se você tem problemas para reter talentos, é a sua oportunidade de mudar isso.

Por que eu devo investir no Endomarketing?

Simples: porque os seus colaboradores são a linha de frente da sua empresa. Não é você que está ali, lidando com os processos e os clientes todos os dias, o tempo todo, e sim eles.

E sabe de quem será a culpa, quando algo der errado? SUA, porque é a sua imagem que está em jogo, e não a dos colaboradores. Quando alguém falhar com um cliente, você será responsabilizado por perder o prazo, os documentos ou por ter deixado erros passarem.

Complicado, né?

Então, quanto mais alinhados estiverem os seus colaboradores e quanto mais engajados eles forem com o seu negócio, menores as chances de eles influenciarem ou opinarem de forma negativa sobre um produto ou serviço que você fornece dentro da empresa. É uma questão de mudar a percepção dos seus funcionários, pois eles são seus clientes internos.

Nenhuma empresa se torna uma GRANDE EMPRESA sem o Endomarketing. ?

O que mais eu ganho ao investir no Endomarketing?

Sem trabalhar abordagens de Endomarketing, fica extremamente difícil lançar um serviço ou produto novo, visto que os seus colaboradores podem acabar por não conseguir comunicar aos clientes e ao seu público-alvo o que essa novidade realmente é.

E aí o que acontece é o seguinte:

❌Para a Ana, do financeiro, seu produto novo é A;

❌Para a Roberta, do contábil, seu produto novo é B;

❌Para a equipe comercial, o produto novo é C.

E o cliente que está interessado em adquirir a novidade fica perdido quando entra em contato com o seu escritório. A falta de comunicação interna é um problema que pode refletir em todas as frentes do seu negócio, gerar opiniões negativas nas mídias sociais e prejudicar a imagem do seu escritório. Por isso, é muito importante entender BEM sobre o assunto e cuidar disso.

Então, a relação entre marketing e contabilidade está no alinhamento de processos e maior assertividade?

Exatamente. Assertividade nos processos e alinhamento entre todas as partes interessadas, sejam elas clientes ou funcionários. ?

Além disso, você PROMOVE a imagem da sua empresa de dentro para fora. Quando um escritório de contabilidade se vende como a grande solução para os problemas do empresário, como um negócio que possui uma equipe e processos à prova de falhas, mas possui uma realidade MUITO DIFERENTE disso, os clientes eventualmente percebem e se sentem enganados.

É como se você se vendesse como algoPremium, mas não fosse tudo isso… Pode até ser útil, mas sempre terá um concorrente melhor. ¯\_(ツ)_/¯

A Relação entre Marketing e Contabilidade também está nas vendas, claro!

Vender mais e melhor para vender sempre. É isso que você precisa ter em mente. O seu departamento comercial (se é que você já tem um), precisa cuidar dos seus clientes e prospects como se fossem parte da sua família (e eles são).

Se você só tem um vendedor, a lógica é a mesma. Se coleta leads com páginas de conversão (landing page), excelente, nada muda!

Se está investindo na produção de conteúdo para o seu site, redes sociais e mecanismos de busca de forma orgânica, a regra ainda é a mesma: 100% de atenção aos seus clientes, o tempo todo.

Um dos maiores erros de um departamento de vendas de qualquer empresa é querer vender sem olhar a quem. Vale muito mais a pena desistir de uma venda porque o seu produto ou serviço NÃO É ideal para o lead que você obteve do que empurrar algoguela abaixodo cliente em potencial para bater uma meta.

Sabe o que isso causa? Expectativas falsas e decepções. O resultado para sua empresa?

E aqui tudo se conecta com a relação entre marketing e contabilidade:

E não se esqueça, se relacionar bem com os colaboradores é essencial para que a imagem da sua empresa seja sempre positiva, tanto de forma interna quanto externa. Novamente, o Endomarketing é fundamental para que isso aconteça.

Eu posso te ajudar com tudo isso. Vamos, juntos, estruturar o seu escritório contábil como uma empresa PODEROSA, que realmente ajudará os seus clientes a se tornarem cada vez mais bem-sucedidos!!!

Uma notícia que me inspirou a escrever este conteúdo foi: “Fintech promete eliminar os departamentos fiscal, contábil e financeiro das empresas”

Ela fala justamente sobre uma fintech que está eliminando a contabilidade como conhecemos. Sugiro que dê uma lida!

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