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Descubra como atrair clientes do jeito certo e ir ainda mais longe para conseguir fidelizar e manter ao seu lado aqueles que realmente fazem a diferença para o seu escritório contábil!
Para você que saiu da faculdade e está começando no ramo contábil, atrair clientes pode parecer um real “bicho de sete cabeças”, mas se fizer tudo da maneira certa, vai conseguir fazer sumir esse monstro sem ao menos ter que correr atrás de novos clientes…
O mercado contábil, assim como eu já disse no último editorial da série “Contador no Quintal” – se você não viu, é só clicar aqui! – tem mudado muito nos últimos anos e você, novo contador, passará a vivê-lo após suas inúmeras mudanças.
Sendo assim, é muuuuito importante que entenda como fazer para atrair novos clientes e perpetuar a sua marca no mercado. Afinal de contas, amore, imagino que você esteja jogando para ganhar e, acredite, atrair e fidelizar clientes é a melhor forma de jogar o jogo do empreendedorismo contábil!
Então, pensando em te fazer alcançar o sucesso que você tanto quer, resolvi escrever este último artigo da série com foco na captação de clientes para que, antes mesmo de se tornar um gigante da contabilidade, você entenda como tudo funciona e saiba que seus clientes são a base de qualquer boa estratégia.
E então, vamos lá? ?
Boa leitura! ?
O que significa “Atrair Clientes”? ?
Segundo Kotler – o Pai do Marketing -, o marketing está diretamente relacionado à identificação e à satisfação das necessidades humanas. Ou seja, ele tem como objetivo principal sanar o que há de mais profundo nas pessoas… talvez você conheça essa necessidade profunda pelo nome de “sonho”.
Dessa forma, abordar os sonhos do seu público-alvo é a melhor forma de encontrar o caminho que deverá ser seguido até alcançar a quantidade de clientes mínima para começar a fazer o seu escritório crescer da maneira como você sonha.
Contudo, há uma coisa que você talvez não tenha se dado conta no parágrafo acima: o seu público-alvo.
Me responda, amore:
Como você pode criar uma estratégia para atrair clientes sem ao menos saber quem poderá poderá procurar os serviços do seu escritório de contabilidade?
No último artigo eu falei muito sobre a especialização no ramo contábil. Afinal de contas, é necessário ser especialista para que consiga se destacar e realizar o seu sonho de realizar sonhos – se não viu o último editorial, clique aqui!
Sendo assim, vamos ao primeiro passo para atrair clientes:
Defina o seu público-alvo!
É simplesmente impossível atrair clientes se você não sabe quem consome o tipo de serviço que você oferece, não é mesmo?
Sendo assim, amore, o primeiro passo para atrair clientes é definir o seu público-alvo. Ou seja, se não tiver um público definido não será possível obter os resultados que procura, porque seus esforços estão sendo direcionados a uma audiência que não consome o que você oferece, portanto, é a errada para o seu negócio.
Mas, não pense que definir o público-alvo é uma atividade simples… se não for feito um estudo de mercado muito bem detalhado para, então, poder segmentar aqueles que deverão ser atingidos pelas suas estratégias de marketing, será o mesmo que não fazer definição nenhuma, simples assim! ??♀️
Olha só o que o que é necessário para definir o seu público-alvo:
- Pesquisa de mercado;
- Segmente seu mercado;
- Capte as informações que compõem o seu público-alvo:
- Idade;
- Sexo;
- Formação;
- Poder aquisitivo;
- Classe social;
- Localização;
- Hábitos de consumo.
Feito isso, é hora de caracterizar o seu público. Ou seja, é o momento de perfila-lo através de uma descrição.
Após definir o seu público-alvo, é hora de focar diretamente nas estratégias para atrair clientes!
Tenha presença digital!
O que eu vou dizer agora pode parecer um pouco estranho, mas imagino que você vá concordar comigo:
“Ter presença na internet, atualmente, é tão importante quanto ter um escritório físico”
Eu posso provar!
Vamos tomar você como exemplo… quando precisa fazer uma compra ou sanar uma dúvida, você sai andando pelas ruas procurando alguém que possa te ajudar ou recorre ao Google?
Segundo uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, 74% dos consumidores brasileiros preferem a modalidade online para fazer compras. Para além disso, 90% das buscas na internet são feitas através do Google. Ou seja, se você, futuro contador, não tiver presença digital, você também não existirá para o restante do mundo!
Interessante, não é mesmo?
Sendo assim, ter uma site é a melhor forma de ter presença digital para que seus futuros clientes consigam te encontrar e ter uma verdadeira vitrine do que é a sua empresa contábil e como ela atua em relação ao mercado.
Contudo, é de suma importância que seu site não seja apenas mais um site… ele precisa ser uma verdadeira representação do que é a sua empresa e, é claro, tem que ser útil ao consumidor… e é aí que entra a nossa próxima dica para atrair clientes:
Utilize o marketing de conteúdo alinhado às estratégias de SEO!
O marketing de conteúdo é uma das melhores formas de atrair clientes. Afinal de contas, sua base é fazer com que todos os usuários do seu site passem por um funil de vendas, através de informações relevantes, até que cheguem realmente no momento de compra.
Dessa forma, criar conteúdo de qualidade é apenas o ponto inicial, porque de que adianta um conteúdo maravilhoso se ele não for encontrado pelo seu futuro cliente, não é mesmo?
O SEO (Search Engine Optimization) consiste na otimização do seu site como um todo para que ele possa ser encontrado através dos mecanismos de busca, como, por exemplo, o Google.
O mais interessante do marketing de conteúdo é que, através dele, é possível atrair clientes de maneira orgânica, sem a necessidade de altos investimentos em campanhas pagas que, muitas vezes, nem mesmo geram o resultado que você espera.
Use as redes sociais à seu favor!
E por último, vêm as nossas queridas redes sociais…
A utilização das redes sociais no Brasil tem crescido cada vez mais e isso é ótimo para quem quer fazer da sua marca um império.
Assim como o marketing de conteúdo, o intuito de utilizar as redes sociais é gerar maior engajamento do público e, é claro, fazer com que eles se convertam em clientes. Mas, assim como qualquer estratégia de marketing, a utilização das redes deve ser muito bem analisada e pensada. Afinal de contas, utilizá-las da maneira errada pode fazer com que seus esforços sejam em vão.
Dessa forma, é preciso entender que as mídias sociais não servem para fazer a chamada “panfletagem digital”, que consiste na apresentação contínua dos seus serviços, mas sim para encantar os clientes e fazer com que venham até você pela sua expertise.
E então, amore, o que achou da nossa série? As informações foram úteis?
Lembre-se que, se você pretende realmente alcançar o sucesso, o seu escritório de contabilidade e o marketing digital para contadores deverão andar de mãos dadas, assim como todas as estratégias deverão ser desenvolvidas à quatro mãos!
Dessa maneira, se está procurando uma estratégia de marketing desenvolvida por quem entende o seu mercado e sabe o que é necessário para fazer com que você vença nele, vem de “Zap”! Eu tenho uma equipe espetacular de especialistas que estão apenas te esperando para colocar o seu empreendimento contábil no ranking dos melhores e mais conhecidos!
Estou te esperando!
Marta Giove
CEO – Grupo DPG
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