Banners digitais: o que você precisa saber

Banners digitais: o que você precisa saber

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Fique por dentro de tudo sobre banners digitais para a sua contabilidade

Conheça os amplos aspectos relacionados aos banners digitais

Olá, queridos amigos contadores, é com a satisfação de sempre que estou aqui mais uma vez para trazer um tema relevante e que possa ter total utilidade na sua estratégia de Marketing Digital para que você consiga elevar o patamar da sua contabilidade de uma forma totalmente profissional, alcançando os resultados desejados.

E, caso você ainda não me conheça, muito prazer, eu sou a Marta Giove, CEO do Grupo DPG – Agência Especializada em Marketing Digital para Contadores – e o meu papel é exatamente esse, de buscar conteúdos que, de fato, agreguem nas suas campanhas, de modo que você tenha cada vez mais um arsenal de ideias para colocar em prática.

Bom, quem me acompanha há algum tempo já sabe que eu busco direcionar os meus artigos para temas específicos e, inclusive, tenho uma enorme satisfação em aprofundar estes temas, para que você tenha em mãos um material rico e completo, até mesmo de modo que ele já seja prático para ser utilizado no seu dia a dia.

Não é à toa que o lema da DPG é o “marketing além da conta”.

Pois bem, e o tema que eu escolhi para o artigo de hoje está relacionado aos banners digitais, que podem – ou não fazer parte da sua estratégia de marketing digital, principalmente em determinados contextos que eu irei explicar ao longo deste artigo.

Então, se você ainda não faz ideia do que são banners digitais e muito menos o que eles representam, posso te garantir que você está no lugar certo, pois eu terei o maior prazer em detalhar o assunto para ampliar ainda mais os seus conhecimentos.

Quem já me conhece, também sabe que eu também gosto muito de falar do marketing digital como um todo, principalmente relacionado com o contexto dos escritórios contábeis, e aqui, neste artigo, obviamente eu não irei fugir à regra e abordarei aspectos relevantes e que irão expandir a sua mente sobre o assunto.

Portanto, antes de seguir em frente, eu gostaria muito de agradecer pela sua presença e curiosidade pelo tema e, obviamente, aproveito para desejar uma excelente leitura!

O que é um banner digital

Bom, certamente, ao abrir um site qualquer você se deparou com um anúncio publicitário de alguma marca famosa e, de alguma forma, isso te chamou a atenção.

É bem verdade que em determinados contextos, onde a pessoa está com muita pressa para encontrar determinado conteúdo que está pesquisando no momento, ela simplesmente pula e passa rápido por esses anúncios, mas de uma forma ou de outra eles estão lá e são vistos.

Mas, o fato é que quando tais anúncios são bem elaborados, ou seja, com utilização de boas estratégias, o que acontece é que eles, de fato, prendem a sua atenção naquele momento, por mais que você tenha outros objetivos naquele instante.

Bom, esses anúncios publicitários ou informativos geralmente possuem um tamanho padrão dentro de um site e são popularmente conhecidos na internet como banners digitais.

Então, de uma forma bastante objetiva, posso te falar que existem alguns tipos de banners digitais, como os que irei citar logo abaixo:

  • Banners estáticos;
  • Banners animados;
  • Banners interativos;
  • Pop-ups.

Tudo vai depender do objetivo da sua comunicação e da forma como você quer ser visto pelos seus potenciais clientes na internet.

Obviamente, existe um limiar onde você precisa ter uma boa noção e respeitar o ambiente do seu site, por exemplo, de modo que não torne a experiência do usuário algo chato, principalmente por conta do excesso de banners.

Ah, e antes que eu esqueça, preciso te lembrar que o principal objetivo dos banners digitais não está ligado a apenas serem vistos pelas pessoas, mas sim que elas, efetivamente, cliquem nos anúncios.

Bom, vamos em frente, para que você entenda um pouco sobre cada tipo de banner que eu citei acima, ok?

Banners estáticos

Dentro do contexto dos banners digitais, os banners estáticos representam o modelo mais simples, com uma imagem fixa, que não proporcionam movimentações ou interações com os usuários.

Apesar de ter toda essa simplicidade, os banners estáticos têm, sim, efetividade, desde que a comunicação que esteja inserida no espaço destinado seja feita de uma maneira clara e objetiva, assim como uma boa escolha do design e cores.

De um modo geral, posso te dizer que a maioria dessas imagens que formam o banner estático possuem extensões, como: jpeg, png ou gif.

Banners animados

Agora, irei falar sobre os banners animados, que há algum tempo são uma forte tendência nas estratégias de marketing digital das empresas que desejam chamar a atenção do público-alvo na internet.

É notório que o forte crescimento do digital, assim como a democratização da internet, surtiram efeito no comportamento dos usuários, que precisam de um “algo mais” para que a atenção deles sejam, enfim, despertadas.

A ideia de um banner animado é justamente essa, de prender a atenção das pessoas que acessam determinados conteúdos na internet, como a visita em sites específicos.

Tais animações podem ser feitas de diversas formas, seja com relação aos elementos da imagem, como um simples bonequinho ou uma pessoa e, também, com relação ao próprio texto, que pode deixar de ser estático e movimentar-se dentro da linha criativa adotada.

Aqui, neste formato, são muitas as possibilidades, mas eu recomendo que você não abuse muito das animações, até mesmo para não “poluir” o seu banner e fugir da ideia central da comunicação a ser feita.

Banners interativos

Eu posso afirmar de forma categórica que este modelo de banner é o que promove mais resultados no contexto atual do marketing digital, diante de todos os formatos de banners digitais.

O motivo é que o usuário da internet não é mais aquele que aceitava tudo do jeito que viesse e não tinha muita voz para emitir opiniões.

Assim como os recursos tecnológicos sofreram inúmeras modificações ao longo dos anos, os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes, de modo a não aceitar itens ultrapassados em seu dia a dia.

Os banners interativos surgiram exatamente com esse intuito, de promover algo que está intrínseco no comportamento da nova geração, que é a interatividade.

Ou seja, você tem uma mescla de banner animado e ao mesmo tempo você tem a opção de interagir com o anúncio, que sempre proporciona um convite para uma ação específica.

Tais convites podem ser para que você clique em determinada área do banner, para descobrir alguma informação relevante ou apenas para que você simplesmente passe o mouse em cima de alguma região do banner, também para ter acesso a algo novo.

Com isso, cabe a você utilizar a criatividade para despertar a imaginação dos usuários, sem esquecer do objetivo central da sua campanha, que pode ser a venda de determinado serviço, por exemplo.

Pop-ups

Um ponto que eu também preciso ressaltar, com relação aos tipos de banners digitais, é sobre os pop-ups, que ao longo dos anos vêm perdendo força e entrando em desuso, por ser um tipo de anúncio um pouco mais invasivo, ou seja, você de alguma forma não solicitou que o banner aparecesse em sua tela, ao entrar em determinada página e ele, simplesmente, não respeitou e mesmo assim surgiu em sua frente.

Não é à toa que há muitos anos já existem recursos voltados para o bloqueio de pop-ups.

Bom, o recurso ainda existe e é utilizado, mesmo com uma frequência menor, mas eu, particularmente acredito que existem estratégias mais eficientes, quando o assunto são os banners digitais.

Tamanhos mais comuns

Aproveitei e inseri um tópico extra, para que você conheça os tamanhos mais comuns de banners digitais utilizados no Google, que são:

  • 200×200 (quadrado pequeno);
  • 250×250 (quadrado padrão);
  • 468×60 (banner em formato maior);
  • 300×600 (meia página).

Cronologia do banner na comunicação

Antes de serem chamados de banners digitais, esse tipo de peça era bastante utilizada nos meios tradicionais de comunicação, principalmente dentro das agências de publicidade.

Ou seja, era bastante comum que o profissional da área se deparasse com um modelo de campanha que utilizasse peças, como:

  • Outdoor;
  • VT;
  • Spot (rádio);
  • Banner (em jornais e revistas).

Sim, amigo contador, o banner sempre foi direcionado para materiais impressos e com o desenvolvimento e crescimento do digital, o formato foi sendo adaptado para esse contexto.

Por mais que eu tenha falado que no “passado”, os banners tradicionais ainda são bastante utilizados nas chamadas “mídias offline”, até mesmo porque os jornais e revistas, por exemplo, continuam em circulação no mundo inteiro e onde têm pessoas consumindo esse tipo de leitura, sempre haverá espaço para a divulgação de produtos e serviços.

Então, eu posso afirmar para você que, hoje, tanto os banners convencionais quanto os banners digitais têm espaço garantido e podem, inclusive, ser utilizados simultaneamente em determinadas campanhas de empresa, como o seu próprio escritório de contabilidade.

Em outras palavras, dentro de uma estratégia que visa a divulgação de um serviço específico da sua contabilidade, é possível ter um banner em seu site, contendo tais informações, e no mesmo período, um banner em uma revista especializada da sua área ou em um jornal de grande circulação da sua região.

Os pop-ups quase colocaram tudo a perder

Apesar de eu já ter explicado o que é um pop-up, achei necessário trazer o contexto histórico deste recurso que eu acredito muito ter sido um divisor de águas para a otimização dos banners digitais, de modo que teve, sim, contribuição para o modelo que é hoje.

Pois bem, nos primórdios da internet era absolutamente comum que ao abrir determinado site, logo em seguida as pessoas eram surpreendidas por uma janelinha extra, geralmente em um tamanho menor do que uma página em tela cheia.

Nesse contexto, apareciam informações específicas que, ao longo do tempo, fizeram com que os usuários passassem a se irritar com essas “surpresas”, toda vez que precisavam acessar algum site.

Com isso, começaram a surgir empresas que proporcionavam soluções para esse tipo de anúncio, disponibilizando aos usuários ferramentas gratuitas para o bloqueio de pop-ups.

Isso tornou- se tão comum que hoje em dia os próprios navegadores já vêm com essa função por definição, o que é uma ótima alternativa para quem não gosta do recurso.

Afinal, todos nós estamos na era da interatividade e as empresas precisam estar cientes de que o poder de decisão está sempre nas mãos dos usuários, que não permitem mais imposições em suas experiências na internet.

A importância dos banners digitais no contexto de uma campanha

Bom, vamos em frente, pois ainda tenho muito assunto importante para tratar com você, de modo que você conclua a sua leitura entendendo absolutamente tudo a respeito dos banners digitais e como diz o ditado:

“Missão dada é missão cumprida!”

Então, como você já ficou sabendo lá no início deste artigo, eu sou especialista em Marketing Digital para Contadores e o meu papel é estar por dentro das principais ferramentas utilizadas no digital para promover a divulgação de escritórios de contabilidade, de modo que os gestores consigam uma maior exposição de suas marcas e, consequentemente, adquiram mais clientes, pela via digital.

Pois bem, os banners digitais fazem parte de um recurso específico, diante de tantos outros, que faço questão de enumerar alguns para que você entenda melhor.

Confira:

  • Landing page;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Artigos de blog.

No contexto atual, não dá para negligenciar nenhum destes recursos, se a sua ideia for – realmente – a de se tornar uma autoridade na internet, de modo que as pessoas reconheçam e respeitem a sua marca.

Com isso, você tem sempre que enxergar o todo para realizar os desdobramentos necessários, como por exemplo as estratégias relacionadas à criação e utilização dos banners digitais.

Portanto, posso afirmar para você que dentro da sua estratégia de divulgação do seu escritório contábil ou apenas de um serviços específico que você pretende dar uma maior publicidade, os banners digitais são fundamentais para destacar essas informações, em qualquer espaço do seu site.

Então, posso te mostrar agora mesmo duas ideias para a divulgação de um serviço, que pode ser o BPO Financeiro, por exemplo.

Destaque ao abrir o site

O usuário que acessar o seu site já irá se deparar com um banner informativo que irá divulgar – e destacar – que o seu escritório atua com os melhores serviços de BPO Financeiro.

E, como você já sabe que a melhor alternativa de banner digital é apostar em animação e interatividade, esse será o caminho mais eficiente a ser utilizado.

Banner dentro do seu blog

Ter um espaço destinado ao blog, no seu site, é fundamental para atrair novos clientes, principalmente com a utilização de técnicas que envolvem a otimização de conteúdo, que dentro do universo do marketing digital são chamadas de SEO – Search Engine Optimization – que se trata da otimização de conteúdos para os motores de busca, como o Google.

Inclusive, eu aproveito para indicar um vídeo que eu fiz sobre o assunto, mostrando como o SEO funciona na prática.

Basta acessar:

Como criar um banner digital para o seu site contábil

Talvez seja até difícil de acreditar, mas a verdade é que acabei de chegar na metade do conteúdo proposto para otimizar a presença da sua contabilidade na internet, através dos banners digitais.

Bom chegar até aqui e perceber que agora você já conhece os principais modelos, tem uma noção exata de todo o processo histórico destes recursos e entende a importância da utilização destas ferramentas em sua estratégia de marketing digital.

Então, agora eu vou te ensinar como criar o banner digital para o seu site contábil.

Ou seja, vou te mostrar o lado prático, de forma absolutamente gratuita!

Bom, vou disponibilizar um passo a passo para que você entenda de uma forma mais simples:

  • Saiba o que você quer, de fato, comunicar;
  • Separe a imagem a ser utilizada (layout com as cores adequadas);
  • Defina o texto a ser inserido;
  • Escolha fontes atrativas, assim como o tamanho das letras;
  • Entenda quais são os principais requisitos da plataforma a ser utilizada;
  • Monte a estrutura;
  • Faça a publicação.

Obviamente, você é um profissional de contabilidade e é bem provável que não tenha domínio destes recursos, sejam os relacionados ao design ou até mesmo as estratégias de escrita, o que é absolutamente normal.

Mas, a minha ideia aqui é te mostrar como funciona o processo, para que você tenha total entendimento de como ele é, realmente, feito.

Inclusive, posso citar algumas plataformas que são bastante simples e intuitivas, quando o assunto é criação de banners digitais.

São elas:

  • Canva;
  • BannerSnack;
  • In Vídeo;
  • Adobe Spark.

Atualmente, o Canva tem uma adesão muito grande por parte dos amadores, com modelos de layout disponibilizados de forma gratuita, porém com diversas boas opções também na modalidade paga.

O mais importante para mim, neste momento, é que você tenha entendido como funciona o processo de criação dos banners digitais, que na verdade é algo bastante simples, porém há uma diferença muito grande quando são feitos através de profissionais.

Mas, esse é um assunto para mais adiante.

A sua contabilidade ainda não conta com serviços de Marketing Digital?

Bom, após fazer uma imersão no universo dos banners digitais, preciso entender como anda a sua contabilidade, com relação ao marketing digital.

Afinal, o seu escritório ainda não está inserido nesse contexto?

Nossa, você não faz ideia do número de contadores que chegam até a mim sem terem a menor noção de como funcionam os recursos disponíveis para a boa divulgação de seus escritórios na internet.

Ou seja, eu me deparo com:

  • Sites amadores e desatualizados;
  • Redes sociais abandonadas;
  • E-mail e números de telefone que nem existem mais;

Resumindo, uma tremenda bagunça, que seria muito melhor não ter do que estar ali do jeito que está, podendo ser visto por todas as pessoas.

Amigo contador, não ter um suporte especializado em marketing digital na realidade atual em que vivemos é como ter uma empresa invisível que depende de um esforço descomunal de sua parte, gestor, para prospectar e fidelizar clientes.

Inclusive, me diz a verdade: é fácil conseguir clientes sem o apoio da internet?

A concorrência está cada vez mais desleal e o simples fato de você não ter uma presença sólida e profissional da internet faz com que os seus concorrentes aproveitem para conquistar cada vez mais territórios nos meios digitais, tendo como maior consequência o aumento de clientes e do faturamento.

Repare que diante de inúmeros recursos que fazem parte de uma boa estratégia de divulgação de empresas, como o seu escritório contábil, eu abordei aqui neste artigo apenas uma, que são os banners digitais…

Ou seja, para construir uma imagem forte do seu escritório contábil, de modo que o seu público-alvo acesse o seu site e consuma os conteúdos das suas redes sociais, é necessário utilizar outros recursos potentes, que são fundamentais dentro das estratégias que permeiam o marketing digital para contadores.

Saia o quanto antes da estagnação

Eu até tento não falar sobre o contexto da pandemia, mas não tem jeito, gente.

Posso afirmar  que, apesar de estarem em uma situação de estagnação em seus escritórios contábeis, tudo ainda funcionava relativamente bem no que diz respeito à gestão do negócio, mesmo com uma carteira de clientes enxuta e, digamos, no limite.

Infelizmente, essa é a realidade dos escritórios que apenas utilizam os meios convencionais para atuar, seja com relação aos próprios recursos e ferramentas profissionais ou no que diz respeito à prospecção de clientes.

Você, com certeza, entendeu o quão desesperador é uma pandemia que fez com que o seu escritório tivesse que fechar as portas, sem nem te proporcionar tempo hábil de resolver as suas questões internas.

Por outro lado, ao mesmo tempo em que este cenário se repetia pelo Brasil inteiro, eu pude presenciar o outro lado da moeda, onde muito contador e contadora simplesmente viraram a chave e, inclusive, passaram a lucrar mais do que antes, principalmente por conta de estarem inseridos no digital, prospectando clientes todos os dias e interagindo de forma consistente na internet com todos eles.

Então, posso garantir para você que o segredo para sair da estagnação é a mentalidade, que precisa mudar o quanto antes.

Inclusive, até separei o que considero importante para essa “virada de chave” e inclui aspectos, como:

  • Tenha a noção exata da realidade da sua contabilidade;
  • Reconheça que você pode ir além;
  • Desapegue das crenças limitantes;
  • Abra a mente para novas possibilidades;
  • Crescer dói, mas não tenha medo.

Posso te garantir que a grande maioria dos meus clientes, quando me procuraram ainda tinham muitas limitações em suas crenças e bastante medo de encarar o digital e todas as suas particularidades.

Sabe o que eu fiz?

Peguei na mão de cada um deles, segurei firme e falei para que eles não tivessem medo, pois com as estratégias adequadas os resultados seriam apenas uma questão de tempo.

E é o que vem acontecendo e com absoluta certeza irá acontecer com o seu escritório contábil.

A importância de contar com especialistas

Bom, acredito que você já entendeu que não ter um apoio de especialistas em marketing digital para contadores é persistir no erro e expor o seu escritório a comentários depreciativos, por conta da falta de profissionalismo em sua imagem no digital ou até pela sua ausência na internet.

Então, não há como negar que é fundamental que você priorize o apoio de um marketing digital especializado em seu tipo de negócio.

Mas, por que teria que ser especializado e não um marketing que atua com os mais variados nichos?

Então, os meus muitos anos de experiência na área me credencia a afirmar que quanto mais experiência e expertise uma agência tem em determinado negócio, mais ela se torna apta a proporcionar melhores resultados.

Sendo assim, um marketing digital especializado em escritórios de contabilidade, promove benefícios, como:

  • Entendimento sobre o seu tipo de negócio;
  • Domínio dos seus serviços prestados;
  • Conhecimento do seu público-alvo;
  • Utilização de estratégias testadas e consolidadas.

Assim, quanto mais específico e “nichado” for o marketing digital para a sua contabilidade, menos tempo você perde e maior será a probabilidade de assertividade em suas campanhas.

E, como estou falando sobre a importância do marketing especializado, não posso esquecer de mencionar que no digital tudo o que é feito pode ser mensurado, ou seja, as campanhas, sejam elas orgânicas ou através de publicidade paga, permitem que você tenha informações exatas sobre os resultados obtidos, o que vem a ser um ótimo diferencial competitivo para o seu negócio.

Não tenha medo de começar do zero

Viu só que abordei tudo sobre os banners digitais e continuo aqui mostrando a importância do marketing digital para a sua contabilidade, apontando caminhos e exibindo os benefícios, que são inúmeros?

Pois é, mas também preciso tocar em um ponto que é imprescindível nessa sua “virada de chave”, que é a questão da mentalidade.

Sim, por mais assustador que seja “teletransportar” todo o seu escritório contábil para a realidade do digital, sem que você tenha o menor domínio dos recursos e ferramentas disponíveis, é muito importante dar esse primeiro passo e eu vou te dizer o porquê.

Hoje, amigo contador, apostar todas as fichas nos meios tradicionais e negligenciar o meio digital, pode representar um caminho sem volta, que é a falência.

Inclusive, a pandemia está aí para provar que muitas empresas, inclusive escritórios de contabilidade, não conseguiram se manter de pé e fecharam as portas de forma definitiva, sendo que um dos grandes motivos é o simples fato de os gestores terem um enorme apego ao que é convencional.

Eu costumo dizer que a internet é um oceano azul de possibilidades e quem não está apto a navegar por lá, tem tudo para tornar-se obsoleto.

Afinal, você já parou para pensar que a grande maioria das pessoas utilizam a internet todos os dias, seja em seus smartphones, computador, notebook ou tablets?

Com isso, é fácil concluir que o seu público-alvo também está por lá, precisando de serviços que você é especialista e pode proporcionar: ou seja, os serviços de contabilidade.

Então,  como eu já afirmei que é necessário não ter medo de começar ou até mesmo recomeçar do zero, aproveito para indicar mais um vídeo, onde abordo essa temática de uma maneira bastante objetiva.

Confira agora:

Conte com o Grupo DPG!

Não faria o menor sentido trazer um conteúdo tão relevante e esclarecedor sobre os banners digitais e com o “plus” de falar dos recursos do marketing de uma maneira mais ampla, sem mencionar com quem você, efetivamente, pode contar para colocar em prática em seu escritório contábil.

Pois bem, lembra que em minha apresentação eu falei que sou CEO da DPG, uma agência especializada em marketing digital para contadores?

Então, a minha expertise, know how e experiência me tornam apta a proporcionar uma inserção impecável do seu escritório contábil no vasto universo da internet, gerando autoridade para o seu negócio e a relevância que você precisa para captar clientes de forma consistente.

Bom, eu e a minha equipe já transformamos escritórios em todo o Brasil, gerando excelentes resultados, dia após dia, através das mais variadas estratégias de comunicação que fazem parte do marketing digital para contadores.

Então, com isso eu posso garantir a utilização de estratégias, como:

  • Construção e atualização do seu site;
  • Conteúdo direcionado para o seu público-alvo;
  • Atualização constante do seu blog;
  • Utilização de banners digitais em campanhas;
  • Acompanhamento das métricas/resultados;
  • Alinhamento para otimizar a sua comunicação com os clientes.

Sendo assim, que tal sair agora mesmo da estagnação e contar com quem realmente entende do assunto e pode elevar o patamar do seu escritório contábil.

A chave para destravar a sua contabilidade está comigo e eu tenho certeza que a nossa parceria será de total sucesso.

Por isso, disponibilizei logo abaixo um canal exclusivo de comunicação, de modo que você só precisa clicar no botão do WhatsApp que está logo abaixo e, assim, falar diretamente com um dos meus consultores.

Em nome de toda a DPG eu agradeço pela sua atenção ao conteúdo e espero poder contribuir para o êxito do seu escritório contábil
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