Saiba como você deve preparar seus sites para contabilidade para que eles alcancem os resultados esperados Confira a descrição!
Ao planejar seus sites para contabilidade, procure levar em consideração todas as informações que trazemos neste artigo especial
Quando se fala em sites para contabilidade, você deve observar diversos fatores que podem influenciar diretamente o retorno que o site trará para o seu negócio, em forma de visitas e principalmente em forma de possibilidades de negócios.
Um site, quando bem estruturado, pode trazer todo o retorno esperado, mas, para isso, você precisa conhecer todos os aspectos que podem influenciar o desenvolvimento de um bom website.
É por isso que preparamos este artigo especial, justamente para falar um pouco mais sobre sites para contabilidade e como eles podem trazer os resultados esperados.
Abordamos diversos tópicos relacionados aos requisitos básicos relacionados a montar sites para contabilidade altamente profissionais; ao final do artigo, trazemos uma solução perfeita para você, que possui um escritório de contabilidade e gostaria de aumentar exponencialmente os seus resultados.
Portanto, fique à vontade e faça uma excelente leitura!
Como desenvolver sites para contabilidade?
Se você quer saber como desenvolver sites para contabilidade, a primeira coisa que você deve ter em mente é justamente a experiência que o cliente passará ao navegar pelo seu site. Qual o tipo de informação que ele receberá? Qual a solução para as dores que ele sente? O seu escritório de contabilidade é capaz de fornecer isso pra ele?
Pensando em toda essa questão relacionada à experiência que seu cliente encontrará, você deve levar em consideração principalmente, fatores como:
- A estrutura do seu site;
- Escolha de um bom serviço de hospedagem;
- Escolha de um domínio adequado para o seu site;
- Linguagem de programação;
- Otimização do site para mecanismos de buscas.
Esses são alguns aspectos que você deve observar quando estiver pensando em preparar sites para contabilidade. Eles podem fazer toda a diferença para que um website desempenha, de fato, um maior retorno em relação aos resultados possíveis.
Abordaremos cada um dos tópicos mencionados anteriormente, a fim de que você possa compreender, com maiores detalhes, cada um dos aspectos de forma completa. Separamos, ainda, alguns artigos que podem colaborar bastante com esse assunto:
- Design para sites de contabilidade – qual a importância?
- Tendências na contabilidade: empresas de sucesso têm sites inovadores
- Melhores hospedagens de sites: entenda como escolher
- Mecanismos de busca: sua contabilidade no topo dos resultados
Estrutura do site
Quando se fala em sites para contabilidade, a estrutura do site é um dos aspectos mais importantes e que necessita de bastante atenção por sua parte, pois é por meio da estrutura que você apresentará o seu conteúdo.
Imagine o site como uma vitrine: você precisa mostrar o que tem de melhor para o seu cliente, as melhores e mais inovadoras soluções precisam ter destaque em seu site. Logo, você precisa criar um ambiente de navegação em que o seu público se sinta estimulado e bastante à vontade para consumir toda informação e, principalmente, seus serviços.
Mas como fazer isso sem uma estrutura adequada? Muitos sites para contabilidade nem sequer possuem a estrutura mínima necessária para reter o público em seu site por tempo suficiente para que ele possa tomar uma decisão relacionada à conversão.
Por esse motivo, separamos algumas estruturas básicas, com o intuito de que você possa utilizá-las em seus sites para contabilidade.
Página Inicial
Para esse cenário, não levamos em consideração a construção de websites com “one page”, em que todo o conteúdo se encontra basicamente em uma única página e quando você navega pelo menu, ele basicamente rola a tela até a informação correspondente.
Utilizamos o método mais comum entre os sites para contabilidade, no qual temos diversas páginas, cada uma para um determinado tipo de informação, e por isso começamos com a página inicial ou, como falamos nos termos de construção de páginas, a “index”.
Essa é a página mais importante, pois se trata do cartão de visita – primeiro contato visual – que seu público terá de seu website na maioria das vezes, haja vista que, através dela, ele provavelmente vai acessar outras páginas.
Sabendo disso, procure caprichar no visual e disponibilizar todas as informações de uma forma bastante prática. Caso ele não encontre todas as informações que ele necessita, será muito improvável que esse visitante acabe retornando para a sua página.
Cuidado também com o excesso de informações, além de não criar uma experiência agradável para o seu visitante, esse excesso de informações pode refletir no tempo de abertura de sua página, deixando-a mais lenta e, consequentemente, fazendo você perder um maior número de visitas.
Institucional
Para a maioria dos sites para contabilidade, essa é uma parte fundamental, sobretudo porque é no institucional que você disponibilizará todas as informações sobre o escritório de contabilidade.
Fornecer a história é uma técnica bastante utilizada e que costuma proporcionar uma maior credibilidade sobre o seu negócio.
Procure adicionar informações sobre o que você pode realizar pelo seu cliente, assim como você também deve fornecer informações institucionais relacionadas à missão do seu negócio, qual a sua visão e, claro, quais são os seus objetivos.
Um texto bem escrito e uma estrutura agradável podem fazer verdadeiros milagres quando se fala em institucional; não é à toa que, até hoje, as grandes marcas utilizam o institucional para promover ainda mais a marca e para passar uma ideia maior de transparência e de confiança.
Serviços
O que podemos dizer até agora é que não existem sites para contabilidade sem serviços a serem oferecidos. Se você procurar com bastante afinco, talvez encontre um ou outro site perdido no meio da multidão sem uma página de serviços ou de soluções disponibilizadas.
Sabemos que isso pode até fazer parte de uma estratégia específica, mas o fato é que os sites de contabilidade precisam manter em sua estrutura uma página sobre todos os serviços prestados.
A partir dessa comunicação direta, os seus visitantes conhecerão todos os serviços que o seu escritório de contabilidade pode realizar por eles. Você pode caprichar nas informações e essa será, inclusive, uma excelente forma de venda direta, já que muitos deles possuem alguma necessidade específica e você informará para todos os presentes digitalmente que possui a solução adequada para aquela situação em específico.
A página de serviços também é uma excelente oportunidade de você mostrar que possui expertise em áreas específicas da contabilidade. Procure adotar uma forte promessa combinada a um bom texto trabalhado com a copy perfeita; assim, você terá visitantes sendo convertidos em clientes de uma forma bastante satisfatória.
Fale conosco
Depois de fazer o cliente conhecer a sua marca, a sua história e principalmente os seus serviços, você não pode simplesmente deixá-lo ir embora sem que conheça todas as formas que você disponibiliza para que ele entre em contato com o seu escritório de contabilidade.
Essa é uma ferramenta com bastante utilidade e muitos sites para contabilidade não dão a devida atenção. Por quantos sites você já passou em que a página de contatos faltava algum tipo de informação crucial ou apresentava algum erro relacionado ao mecanismo de contato, seja ele um formulário ou API para aplicativos terceiros?
A página de contato deve ser idealizada e testada constantemente, pois um erro em algum plugin – ou até mesmo a passagem de informações imprecisas no que diz respeito ao contato – pode fazer com que aquele visitante nunca entre em contato contigo, por mais que estivesse interessado.
Em uma boa página de contato, você deve fornecer todas as informações de localização de seu escritório contábil, endereço de e-mail, telefones… É possível, também, incorporar em suas páginas um formulário de contato ou até mesmo ícones de WhatsApp, tudo isso com a finalidade de facilitação de contato.
Outro fator que você deve considerar em seus sites para contabilidade é a aplicação e a integração com as redes sociais. Essa é uma excelente forma de manter seus visitantes informados e integrados sobre todas as redes sociais relacionadas ao seu escritório de contabilidade.
Hospedagem do site
A hospedagem do site é um recurso indispensável e que requer bastante atenção em relação à escolha do melhor alojamento para disponibilização de todos os arquivos necessários. Tal processo influencia a correta disponibilização de dados imprescindíveis para uma navegação fluida e ininterrupta no que diz respeito aos aspectos visuais de cada página, inclusive.
Todas as informações devem ser armazenadas observando principalmente todos os cuidados relacionados à segurança de dados. Portanto, procure contar com uma solução para hospedagem de websites que seja de total confiança e que apresente alguns diferenciais considerados cruciais para o armazenamento de dados, entre eles:
Datacenter seguro
O datacenter deve oferecer programas e certificações ligados à segurança de todos os dados. Existem, inclusive, alguns padrões de segurança de acordo com a comunidade mundial, logo, procure conhecer bem o local onde seus dados se encontram armazenados e principalmente todos os programas e certificados que eles possuem no que se refere à segurança.
Rotina de backup
Verifique se o local onde você armazena os dados de seu website possui uma rotina de backup válida e constante: esse é um dos principais aspectos determinantes para a escolha de um local de hospedagem para o seu website, pois por meio de uma rotina de backup você possui a garantia de dados o mais atualizados possível em caso de qualquer incidente que possa enfrentar.
Ambiente monitorado
Um ambiente monitorado quer dizer uma maior segurança; todos os grandes datacenters são ambientes estritamente controlados; nesse sentido, seu acesso é algo bastante difícil, ficando restrito apenas a funcionários e a terceiros devidamente credenciados a prestar qualquer tipo de manutenção preventiva in loco – sem que haja o comprometimento de dados, claro.
Programa de redundância
O programa de redundância pode se estender a diversas camadas relacionadas ao perfeito funcionamento de um datacenter, assim, temos:
- Redundância de dados: o principal foco de um datacenter é justamente manter todos os dados disponíveis por um período máximo de tempo, e caso haja alguma oscilação na rede, o sistema deve automaticamente passar a disponibilizar os dados utilizando outras rotas, por meio de um programa de redundância relacionado aos dados.
- Redundância elétrica: assim como os dados, um datacenter deve oferecer redundância em toda a parte elétrica, contando com equipamentos preparados para assumir qualquer queda de energia, sem que haja a interrupção de serviços relacionados ao tráfego de dados.
- Redundância de climatizadores: pode não parecer algo de extrema importância, mas o clima dentro de um datacenter deve sempre estar dentro de uma faixa mínima usual, ou seja, não pode oscilar abaixo ou acima – de forma que comprometa os equipamentos e, em casos mais graves, interrompa o fluxo de dados.
Domínio do site
O domínio do site é como você possibilita para o grande público o seu site ser acessado através da internet. Trata-se propriamente do endereço pelo qual você quer ser localizado.
Um bom domínio pode representar uma maior facilidade para que o seu website seja encontrado e até ranqueado através dos mecanismos de busca.
Falando de uma forma muito mais simples, é o nome que você escreve na barra de navegação do seu browser e acessa o seu website. Daremos exemplo do nosso portal do Grupo DPG: o nosso domínio é o grupodpg.com.br. Ao clicar nesse domínio, você automaticamente entrará em nosso website.
Por padrão, ele pode ser acompanhado de diversos protocolos utilizados para determinar se faz parte de um “World Wide Web” (como nós conhecemos, os famosos “www.”, que vêm antes do domínio) ou até determinar se ele possui um certificado SSL válido de navegação, nesse caso, “https://” para os websites que possuem tal certificado de segurança e “http://” para determinar os que não possuem tal certificado.
Deixemos essa parte mais técnica de lado e voltemos à importância de um domínio para o seu website.
Além de representar o endereço correto para chegar ao seu website, ele traz uma oportunidade incrível para você começar a consolidar a sua marca, pois através dele é possível levar uma confiança maior para o seu cliente (a partir da fixação da sua marca), como, por exemplo: www.seuesritoriodecontabilidade.com.br ou até mesmo www.novoescritoriocontabil.com.br.
O domínio ainda determinará como suas caixas de e-mail serão disponibilizadas; por meio de uma configuração em conjunto com a sua hospedagem, você pode determinar domínios de e-mails com contas mais profissionais para disponibilizar aos seus clientes e fornecedores. Exemplo: contato@seuscritoriodecontabilidade.com.br.
Você pode acrescentar diversas contas de e-mail com o mesmo domínio. O espaço de armazenamento estará vinculado diretamente com a hospedagem, como vimos anteriormente.
Quando falamos em sites para contabilidade, ainda vemos muitos domínios com o registro realizados em .com.br ou até mesmo .net, pois esses são domínios comuns e possuem planos mais atrativos em relação aos registros.
De forma mais recente, entre os sites para contabilidade, começamos a observar o registro de domínios .cnt.br, o que personaliza ainda mais todas possibilidades para o seu escritório contábil.
Além desses domínios mencionados, temos uma infinidade de possibilidades de domínios, todas essas possibilidades aumentam ainda mais a combinação de nomes e marcas, permitindo uma maior aproximação de um endereço mais próximo da representação de sua empresa. Entre as possibilidades atuais, temos:
- .com;
- .com.br;
- .net;
- .net.br;
- .cnt.br;
- .adv.br;
- .org;
- .info, entre outras.
Linguagem de programação
Quando falamos em sites para contabilidade, você também pode se deparar com a linguagem de programação utilizada em seu website. Esse é um processo que pode variar e costumamos fazer uma comparação entre as diversas formas que podem ser utilizadas para se construir uma casa.
No processo de construção de uma casa, você pode utilizar diversos tipos de materiais, pode construir uma casa utilizando blocos e cimento, madeira ou até mesmo outros materiais mais simples: bem assim funciona o seu site. Você pode chegar ao mesmo fim utilizando diferentes formas de fazê-lo, variando a forma e principalmente o conhecimento necessário para desenvolver sites para contabilidade.
Um fator muito importante quando se fala em linguagem de programação utilizada para o desenvolvimento de sites para contabilidade passa, especialmente, pela forma como o seu conteúdo será disponibilizado, sendo o conteúdo desse website:
- Estático;
- Dinâmico.
Além dos valores e das formas para realizar cada ação, podemos destacar as principais diferenças entre cada uma dessas possibilidades relacionadas ao conteúdo do seu website.
Conteúdo estático
O conteúdo estático é o mais simples apresentado, você possui recursos de textos, de imagens ou até mesmo de alguma animação, porém aquele conteúdo permanecerá o mesmo até que haja alguma atualização de arquivos no servidor.
Em outras palavras, um texto colocado no website site não sofrerá nenhuma alteração através da interação de qualquer usuário, pois estará fixo de forma estática, ou seja, sem a utilização de nenhuma interação com banco de dados.
Caso você queira alterar qualquer texto ou imagem, precisará acessar o seu servidor de hospedagem e alterar o arquivo para que, assim, ao publicá-lo, ele seja disponibilizado para todas as pessoas que acessam o seu site… Já pensou no trabalho?
Justamente por isso, além dos custos baixos para desenvolvimento de um site com conteúdo estático, essa é uma forma bastante ultrapassada e não indicada para o desenvolvimento de sites para contabilidade. Já ouviram falar daquela história em que “o barato sai caro”? Pois então, já imaginou para cada alteração a mobilização técnica que você terá que realizar?
Conteúdo dinâmico
Já como o próprio nome sugere, o conteúdo dinâmico, além de ser bastante flexível, é muito utilizado hoje em dia, não somente em sites de contabilidade, mas em diversos portais pela internet.
Seja utilizando CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdos), frameworks e até mesmo sendo totalmente desenvolvido através das mais diversas linguagens de programação disponíveis, um site com conteúdo dinâmico possui uma característica importante, a qual é relacionada à utilização de banco de dados para atualização de conteúdo.
Esse formato permite a criação de verdadeiros portais, permitindo, a partir de um gestor administrativo de conteúdo, que você altere, por meio de um usuário e de uma senha, qualquer conteúdo ou característica de seu website em poucos cliques, o que rende uma economia de tempo e de recursos relacionados à parte técnica.
Otimização do site para mecanismos de buscas
Depois de passar por praticamente todo o processo relacionado à criação de sites para contabilidade, chegamos justamente na parte mais importante, que se trata do marketing digital. Sobre esse assunto, podemos falar com a propriedade e com a autoridade de quem possui diversos projetos de sucesso ligados à correta otimização de sites para mecanismos de buscas.
Para começar a falar sobre a temática, vamos procurar entender o que, de fato, é SEO (Search Engine Optimization) e como ele pode representar um sucesso direto e indireto para os resultados do seu escritório de contabilidade.
Não adianta você preparar um belíssimo website, gastar uma boa grana para o tornar mais interativo e visualmente mais agradável, se ele não lhe retornar uma única venda sequer ou até mesmo se ele não gerar um simples lead qualificado, não é mesmo?
O SEO trata justamente de trazer para o seu site, através do mecanismo de busca, o público perfeito para o seu negócio, por meio de uma qualificação sistemática e totalmente de acordo com o conteúdo que o seu site proporciona ao seu público.
“SEO é o processo de otimização de sites e conteúdo para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, colocando-as no topo dos resultados para as buscas. SEO significa Search Engine Optimization (otimização de sites para mecanismos de busca).
SEO é um conjunto de técnicas que buscam melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de busca como o Google, gerando aumento de tráfego orgânico (grátis) e autoridade.”
Fonte: Neil Patel
Mas como essa mágica ocorre?
A mágica ocorre de uma forma bastante simples: você oferece para o seu público uma solução para determinada problemática com bastante qualidade; em troca, esse público qualificado entra em seu site para obter informação e possivelmente um serviço que você possa prestar.
No entanto, para que isso ocorra, como falamos acima, você precisa oferecer algo de qualidade, como, por exemplo, um conteúdo de altíssimo valor ou até mesmo a oferta de um serviço altamente atraente para o público ingresso em seu site.
Claro que não basta oferecer o conteúdo, você precisa realizar alguns ajustes – desde a criação do conteúdo de valor até a oferta de serviço – a fim de que ele atenda a uma série de requisitos para um melhor ranqueamento, pois não adianta você oferecer uma determinada solução e ela aparecer somente na décima quinta página do Google (dificilmente você terá algum retorno direto relacionado ao tráfego).
Por isso mesmo, você precisa oferecer algo totalmente inovador, muito diferente de tudo o que vem sendo oferecido pelos seus concorrentes (que se encontram nas primeiras posições no ranqueamento do Google).
Além de ser inovador quanto ao que pode ser oferecido, você precisa observar algumas questões relacionadas a algumas técnicas de SEO, sendo elas:
- SEO on-page: toda técnica que pode ser utilizada dentro do conteúdo oferecido, ou seja, um texto bem realizado, a utilização de imagens com descrições relacionadas ao conteúdo, a definição de uma boa palavra-chave, a legibilidade de textos, entre outros diversos cuidados que podem atestar uma qualidade maior ao seu conteúdo;
- SEO off-page: toda técnica que pode ser utilizada fora do conteúdo oferecido, ou seja, sinais sociais, fortalecimento da autoridade de domínio e da página, utilização de boas práticas relacionadas ao spam, entre outros fatores.
Um fator bastante importante que também precisa ser mencionado se trata justamente dos mecanismos utilizados para captura de um lead. Você deve implementar em qualquer ação relacionada ao assunto um mecanismo, seja ele um formulário ou até mesmo uma ferramenta de newsletter. Isso deve ser feito a fim de que você possa, posteriormente, converter esse público em um cliente, pois além de informar o seu público, esse é um dos principais motivos para se contar com sites para contabilidade.
Separamos um vídeo especial no qual falamos um pouco mais sobre o assunto. Espero que o vídeo tire todas as suas dúvidas sobre o SEO e sobre como o seu site poderá figurar entre as primeiras posições do Google:
Como encontrar o profissional correto para fazer sites para contabilidade?
Esse é um problema bastante comum quando se fala em sites para contabilidade, pois muitas vezes uma má experiência a um tipo de serviço acaba por trazer uma péssima percepção de um serviço que é tão essencial para qualquer escritório contábil.
Infelizmente, sabemos que maus profissionais existem, e você deve, ao máximo, manter-se distante deles, porque além da possibilidade de atraso em seus projetos, existe algo muito mais sério que pode representar um grave risco para você e, principalmente, para a integridade de dados relacionados ao seu negócio.
Um mau profissional não terá todo o compromisso necessário para com o seu projeto, colocando em risco principalmente a imagem de seu escritório de contabilidade, assim como a segurança em relação a possíveis ataques de terceiros e de arquivos maliciosos.
A falta de comprometimento pode ocasionar, ainda, a perda de dados importantes ou, em alguns casos mais graves, o extravio de dados de clientes, colocando, inclusive, o seu escritório de contabilidade em uma situação bastante delicada.
Sites para contabilidade
Procure por quem entende do assunto e possui estrutura e know how para esse tipo de situação, pois o manuseio de dados críticos ao negócio precisa obedecer às normas de segurança específicas.
Procure por quem atua no mercado há algum tempo e possa te oferecer um catálogo completo de possibilidades para um ajuste perfeito, totalmente voltado para o seu escritório de contabilidade.
Não adianta buscar por soluções relacionadas a sites para contabilidade e ter apenas um website bonito, mas sem nenhum retorno.
Você precisa de um site que automatize diversos processos para você, e o principal desses processos é justamente a captação de leads qualificados, pois eles te proporcionarão resultados relacionados a vendas: essa é a função que um site deve fazer pelo seu negócio.
Esqueça aqueles sites para contabilidade que apenas servem para mostrar onde fica o seu escritório de contabilidade, esqueça aqueles sites para contabilidade que servem somente para informar o que é contabilidade ou informações óbvias.
Você merece muito mais, e por isso preparamos um vídeo especial para você, explicando como você deve escolher quem vai realizar um projeto totalmente de acordo com a sua real necessidade. Acompanhe:
A seguir, preparamos, ainda, uma excelente oportunidade para que você possa criar os melhores sites para contabilidade com total suporte e uma equipe altamente qualificada.
Conte conosco, do Grupo DPG
Se você precisa de sites para contabilidade, nós temos as melhores soluções para o seu escritório contábil. Somos o Grupo DPG e atuamos no segmento de contabilidade com total compromisso. Além disso, oferecemos a melhor experiência relacionada ao marketing digital.
Contamos com as melhores e mais modernas soluções para que o seu escritório de contabilidade alcance os melhores resultados, por meio de ferramentas inovadoras e totalmente voltadas para o seu nicho de atuação. Procuramos sempre entender o atual cenário em que seu negócio se encontra, assim como a sua real necessidade.
Esse é o compromisso que o Grupo DPG tem com o seu escritório contábil, seja oferecendo sites para contabilidade ou disponibilizando os conteúdos necessários para que você possa nutrir a base de conhecimento de seus clientes.
Atuamos, ainda, com as mídias sociais, oferecendo praticamente todo o relacionamento com os seus clientes, sempre obedecendo à persona criada e aplicando uma linguagem totalmente convincente, a partir de um estudo direto voltado ao seu público-alvo.
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