Entenda que ser um contador iniciante e alcançar o sucesso é muito mais simples do que já ter um longo caminho percorrido mas não saber onde você está!
Olá, amore… no último artigo falamos sobre os desafios de quem acaba de se formar no curso de contabilidade e se depara com um mercado novo, qual pouco se sabe e – feliz ou infelizmente – é necessário encontrar maneiras para se especializar, mesmo que queira abrir o seu próprio escritório contábil. E eu também não me esqueci que tinha prometido contar a você alguns segredinhos para ter muito sucesso.
Sendo assim, hoje falaremos um pouco sobre “A Saga do Contador Iniciante” e como isso pode ser muito mais vantajoso do que ter longos anos de caminhada mas não saber onde você está – ou pior, não saber nem mesmo onde quer e pretende chegar…
Ah, e tem mais uma coisinha… não sei se você sabe, mas este artigo faz parte de uma séria chamada “Contador no Quintal”. Vou deixar abaixo o link de nosso primeiro artigo para você garantir o seu sucesso da forma que sempre quis e descobrir um monte de coisas novas!
Me formei e agora? Descubra o que fazer depois de terminar o curso de contabilidade!
Amore, antes de mais nada, eu preciso que você entenda uma coisa:
A contabilidade é um ramo que inclui um pouquinho de tudo!
Não entendeu? Fica calmo, eu te explico!
Um contador iniciante tem muiiiiiiiiiitos desafios! Entre eles estão: o início no mercado contábil, a abertura do próprio escritório, a divulgação da empresa em sites para contabilidade, é claro, o entendimento sobre as necessidades para ser bem sucedido neste setor.
Desta forma, sendo uma pessoa que já atendeu incontáveis escritórios de contabilidade e sabe o que é necessário para se destacar dos demais, resolvi trazer algumas informações que, eu não tenho dúvidas, vão ser a diferença entre ser um contador iniciante que começa da maneira certa e um que nunca encontrará o caminho para o que procura.
E aí, vamos lá?
Boa leitura!
O mundo é maior e mais pesado do que você imagina e, tentar carregá-lo sozinho é um tiro no pé!
Minha primeira dica para você, contador iniciante, ou você, que veio procurar auxílio porque se sente perdido no mercado contábil é: niche a sua atuação!
Me responda: o que acontece quando você tenta assar um boi inteiro em um pequeno forno?
NÃO CABE! Simples assim!
Ou seja, contador iniciante, o mercado contábil é enorme para uma única pessoa ou empresa se apropriar dele e atender todas as demandas… então, o que você precisa fazer é encontrar os ramos com os quais mais se identifica e passar a atendê-los com excelência e de maneira consultiva. Afinal de contas, ser um contador consultivo não é mais uma opção, mas uma necessidade para fazer com que sua empresa sobreviva e alcance o sucesso.
Contudo, antes mesmo de pensar nos nichos com os quais você se identifica, é preciso de muito planejamento! E, acredite, não estou dizendo isso apenas por questões de dificuldades técnicas da sua área, mas porque, um bom planejamento permite a você entender “onde está se metendo” e encontrar os tipos de clientes que podem trazer maior rentabilidade de acordo com o seu perfil.
Dessa maneira, vamos à segunda dica:
Não pense que criar uma página no Facebook é suficiente para divulgar o seu escritório de contabilidade!
Você provavelmente já ouviu dizer que “quem não é visto, não é lembrado”, certo?
Mas no mundo do empreendedorismo, essa frase muda um pouquinho…
“Quem não é visto, não é comprado!”
Pois é, essa é uma grande verdade!
Você precisa de novos clientes e é mais do que normal se desesperar e começar a fazer a divulgação da sua nova empresa em uma página simples, onde você pode chamar seus amigos para darem um “like” e “ganhar mais visibilidade”, mas, neste ponto existe uma questão que raramente passa pela cabeça do contador iniciante…
Quem está vendo essa página que você criou, são potenciais clientes ou são amigos que querem te dar uma força, mas, infelizmente, não vão gerar resultados para o caixa da sua empresa?
Sendo assim, amore, ter um bom planejamento de marketing digital é a melhor forma de alavancar o seu negócio desde o início e se tornar referência no mercado contábil. Assim torna-se mais simples ser o nome que surge na cabeça dos empresários quando eles pensam em soluções contábeis!
Além disso, não pense que marketing digital é somente social media. Afinal de contas, de que adianta ter mídias sociais bem organizadas, com conteúdos de qualidade, imagens que chamam a atenção do público, mas não ter um site – a casa da sua empresa no meio digital – para receber seus prospects quando eles quiserem saber um pouco mais sobre a sua empresa?
Então, meu querido contador iniciante, se você quer descobrir maneiras espetaculares de se diferenciar no mercado contábil, fica de olho no site do Grupo DPG, logo logo traremos uma surpresa sensacional especialmente para você que está iniciando a sua vida de empreendedor!
Aliás, aguarde o próximo artigo! Vamos falar sobre as possibilidades que o mercado contábil tem para você!
E aí, o que achou das informações? Foram úteis?
Então, não se esqueça de compartilhar todas elas. Afinal de contas, tenho certeza que muitos outros contadores iniciantes estão procurando por respostas, assim como você!
Marta Giove
CEO – Grupo DPG