Há tempos tenho acompanhado uma comunidade de contadores muito bem sucedida na atração de novos clientes para suas empresas de contabilidade através do Facebook.
Facebook?
Isso mesmo, através do Facebook!
Talvez você esteja se perguntando:
“Mas, afinal, o que essas empresas têm feito de diferente da minha? Eu sempre posto no Facebook e não vejo resultado algum!”
A resposta é simples!
Essas empresas se propõem a serem úteis aos empreendedores, além dos números e da contabilidade, elas estão muito comprometidas em resolver suas dores diárias no empreendedorismo, fornecendo consequentemente, conteúdos diversificados, relevantes e educativos através de seus sites e blogs.
Índice
“Sites e Blogs? Não estamos falando do Facebook?”
Sim, estamos falando sobre o Facebook. Fique tranquilo, você já vai entender!
Algumas dessas empresas têm crescido de forma incrivelmente consistente em médio e longo prazo, pois elas mantém altos níveis de atividades de marketing ao longo do dia, através das mídias sociais.
“E quais estratégias essas empresas utilizam no Facebook que transformam essa plataforma em uma arma perfeita para atração de novos clientes?”
A resposta é simples!
Seus gestores criam oportunidades perfeitas para interagirem com o público de seu interesse (empreendedores) através das incríveis ferramentas disponíveis nessa mídia.
E como fazem isso?:
- Criam grupos de discussões sobre o nicho de mercado do cliente e não sobre contabilidade – (quem participa de grupos de contabilidade são contadores). O empresário quer falar sobre os negócios dele;
- Realizam a postagem de pequenos vídeos sobre mudanças relevantes na legislação que podem impactar diretamente as empresas de seus clientes;
- Realizam a postagem de pequenos vídeos com dicas relevantes sobre o crescimento da empresa do cliente e não apenas sobre legislação;
- Postam imagens motivacionais sobre empreendedorismo – empreendedores adoram mensagens motivacionais;
- Postam dicas sobre como o cliente pode melhorar a gestão de sua empresa, dentre outros aspectos relevantes ao negócio do cliente.
Imagino que você esteja lendo o que acabei de dissertar e pensando:
“Mas, Alex, eu faço isso e não tenho resultados!”
Ou até mesmo:
“Alex, meus resultados são poucos, e dessa forma, não consigo obter uma precisão na escolha do meu público.”
Sobre suas possíveis indagações acima – digo a você que, talvez esteja adotando a estratégia errada para as mídias sociais!
Por isso, lhe darei uma “dica de ouro” para potencializar suas estratégias de marketing contábil e transformar a sua FanPage no Facebook em uma arma perfeita para atração de novos clientes .
Em todos os conteúdos que você publicar – Facebook ou em qualquer outra mídia social – dê ao empreendedor pequenas dicas, como se fossem gotas de sua expertise e respostas breves sobre suas dores na gestão de suas empresas.
Porém, informe-os que poderão encontrar mais detalhes ou conteúdos mais completos sobre o assunto na mídia pessoal de sua empresa contábil, isto é, no seu Blog.
Importantíssimo: Divulgue seu site, blog e outros meios de contato em seus vídeos e conteúdos diversos. Tenho visto muitos vídeos de contadores com conteúdos muito interessantes, porém, perdem uma incrível oportunidade de divulgar suas empresas.
Você já tem um blog no site de sua empresa contábil?! Não tem? Não acredito!
Lembra-se do que falei acima sobre as empresas de contabilidade que estão obtendo muitos resultados em suas estratégias de marketing digital – para atração de novos clientes – pois estão muito comprometidas em fornecer conteúdos relevantes através de seus sites e blogs?
Então….Elas usam o Facebook apenas como estratégia de atração de potenciais clientes, e não postam todo seu conteúdo nessa mídia.
Essas empresas transformaram seus Blogs em incríveis plataformas de conteúdos para aumentarem a autoridade de suas expertises perante o público-alvo de interesse e se mostrarem como Contadores – parceiros Indispensáveis – para seus negócios. Com isso, transformaram seus blogs em verdadeiras máquinas de vendas de serviços contábeis, através do relacionamento.
Se você ainda não tem um blog, está na hora de você criar um e usar o Facebook somente como isca de atração de potenciais clientes para o Universo Digital Particular de sua empresa contábil, isto é, o SEU SITE. Um espaço particular onde você pode e deve falar tudo sobre o PORQUÊ você faz o que faz, e como esse porque pode transformar a história de seus clientes no empreendedorismo.
Lembre-se: o Feed de Notícias do Facebook pode ser o maior concorrente de seus conteúdos. São muitas distrações, afinal, você estará postando em uma grande rede de relacionamentos digital. Portanto, seja criativo e atraia esse potencial cliente que está no Facebook para o seu blog e tenha uma estratégia de marketing digital realmente diferenciada e vencedora.
E mais, o Facebook é uma mídia terceirizada, não é sua. Já imaginou se o destino do Facebook for o mesmo do finado “Orkut”? Como você fará para recuperar todo o conteúdo que você produziu e publicou?
Conclusão
As mídias sociais devem ser utilizadas como estratégia de marketing digital contábil com muita inteligência. Crie grupos no Facebook e distribua seus conteúdos, porém, sempre com o objetivo de atrair o máximo de empreendedores possíveis para o seu ecossistema de marca na WEB, sua sede digital, o seu site.
Que tal discutirmos uma Estratégia de Marketing Digital nas mídias sociais para potencializar os seus resultados na atração de novos clientes?
Fale conosco através dos nossos vários canais de comunicação listados abaixo e vamos estruturar uma estratégia personalizada de marketing sob medida para as suas necessidades.
Agende uma reunião e venha tomar um café conosco! Vamos caminhar juntos nessa jornada!
Um forte abraço e muito sucesso a todos!
Alex de Paula
Diretor de Marketing – Grupo DPG
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