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Ah… Esse tal Marketing para Empresas de Contabilidade. Será que isso funciona?

Marketing para Empresas de Contabilidade

Vivemos num mundo onde todos querem tudo para ontem! O ritmo é frenético, as coisas acontecem muito rapidamente e quando paramos para pensar em algo, simplesmente… “este algo” está ultrapassado.

E no mundo do empreendedorismo isso está a cada dia mais evidente.  As empresas precisam se destacar, mostrar que são diferentes, vender cada vez mais serviços e produtos, aumentar faturamento, lançar inovações e se tornar um verdadeiro sucesso ante seus consumidores. Porém, será que nesta “guerra” corporativa precisamos mesmo gastar todos os nossos cartuchos de uma única vez?

Lido com Empresários Contábeis há mais de 15 anos, e isto me trás algumas impressões bem interessantes, algumas das quais, quero compartilhar com você neste post. Vamos lá?

Calma, me deixem explicar! Falo isso quando se trata de Estratégias de Marketing para Empresas de Contabilidade e Estratégias Comerciais. A ansiedade é muito grande quando o assunto é aumentar a carteira de clientes. E, devido a esta ansiedade, a grande maioria dos contadores quer pôr em prática todas as estratégias disponíveis no mercado ao mesmo tempo. Muitas vezes sem qualquer planejamento e sem investimento adequado,  e já querem obter resultados imediatos. Porém, lamento informar, este tipo de “estratégia fast-food” não funciona para uma empresa contábil, e sua ansiedade só vai atrasar mais ainda a obtenção de seus objetivos de curto prazo.

Talvez, esta correria seja particularmente aplicável ao meu universo, isto é, o universo do marketing digital. Isso porque é uma área criativa que muda a todo instante. No marketing digital não existe muito tempo para se pensar se vamos executar ou não o planejado. Precisamos planejar, e fundamentalmente aplicar o planejado o mais rápido possível.

Todos os dias surgem novas oportunidades, novas ideias e novas situações:

E antes que consigamos perceber e dar resposta à todas estas perguntas, todo um planejamento de marketing pode ir por água abaixo, e isso devido à demora de uma resposta positiva para o mesmo ser colocado em prática. Por isso, não há muito tempo para se fazer “tudo ao mesmo tempo agora” .

O planejamento precisa de etapas bem definidas e executadas rápida e gradativamente, para que as mesmas possam ser monitoradas e (re) adequadas até se atingir o ROI esperado.

Mas, será que no universo das empresas contábeis realmente é necessário usar todas as estratégias de marketing contábil disponíveis de uma única vez?

Digo a você que não! Você só precisa começar a colocar em prática uma estratégia de cada vez.

Vamos pensar juntos: “Qual a melhor estratégia de Marketing para uma Empresa Contábil”?

Afirmo a você sem medo de errar que a estratégia de marketing mais funcional para uma empresa que vende serviços, principalmente para as empresas de contabilidade é o planejamento e a execução eficiente de uma abordagem de marketing de conteúdo que seja realmente relevante para o seu público alvo.

Agora, estou imaginando você dizendo:

Nossa Marta, você continua insistindo nessa história de Marketing de Conteúdo para Contabilidade? Você realmente acha que isso funciona? Já fazem 03(três) ou (06) seis meses que estou postando conteúdo toda semana e o único resultado que tive foi um aumento de frequência de visitantes em meu site, Porém, o que realmente importa para mim, que é, conquistar novos clientes, até agora, NADA! EU QUERO CLIENTES MARTA!!!!”

Como eu disse no início deste post:  “Quanta ansiedade! E eu compartilho essa ansiedade com você todos os dias e até compreendo, pois quando empreendemos, nosso objetivo é realmente vender mais!”

Deixe-me explicar porquê o Marketing de Conteúdo é a estratégia mais eficiente para uma Empresa de Contabilidade obter resultados consistentes, de modo a atingir seus objetivos de crescimento?

Todos os especialistas em Marketing Digital concordam: “Para o Google, quem tem conteúdo é Rei”.  Isso é um fato!

Você pode até ter um site muito bem construído, com um visual super atraente, um conteúdo institucional redigido por um redator profissional e excelentes técnicas de SEO aplicadas no mesmo. Talvez, as técnicas de SEO, se bem executadas,  conseguirão colocar você bem posicionado nos motores de busca por um tempo, mas, e ai?

Mas, antes de falar sobre o Marketing de Conteúdo ser a estratégia mais eficiente e a que traz os resultados favoráveis mais consistentes para uma Empresa de Contabilidade, vamos falar um pouco mais sobre a maioria dos sites de contabilidade que estão publicados na web.

Comece a pesquisar e você vai ver que, 95% dos sites contábeis são construídos praticamente no mesmo formato estrutural, isto é:

HOME

Banner com “frases jargão” – Credibilidade, Confiança, Idoneidade, Agilidade, etc., logo abaixo os textos sempre são sobre a empresa e depois sobre os serviços, um pouco abaixo utilitários contábeis, depoimentos de uns dois ou três clientes e rodapé.

PÁGINA EMPRESA

Breve histórico da empresa, alguns “diferenciais” – certificações de qualidade, por exemplo.

PÁGINA SERVIÇOS

Sempre os mesmos serviços e áreas (Contábil, Fiscal, Trabalhista, Legal e Societária e às vezes Consultoria – Sempre com textos muito parecidos (especificando o básico dos serviços contábeis, isto é: “Sou uma empresa contábil que faz o que todas as outras empresas de contabilidade fazem”

PÁGINA LINKS ÚTEIS

Diversos links de sites oficias, tais como, bancos, órgãos reguladores, índices financeiros, dentre outros.

PÁGINA UTILITÁRIOS CONTÁBEIS

Diversos Modelos de Documentos, Agenda de Obrigações e outros links considerados “úteis” ao cliente da contabilidade. “Será que são úteis mesmo?

PÁGINA CONTATO

Uma breve mensagem de “fale conosco”, um mapa da localidade do escritório, o endereço por escrito, contatos (telefone/e-mail) e um formulário de contato.

Isso que acabei de descrever é o site contábil institucional desenvolvido para 95% das empresas contábeis ativas hoje no Brasil. Como eu sei disso? “Eu já desenvolvi mais de 1000 sites neste mesmo formato para empresas de contabilidade.” Isto está errado? Não… É óbvio que não!

Mas a pergunta que quero lhe fazer é outra:

“Em que isso diferencia você de seus concorrentes?”

Por ser politicamente correto, várias empresas chamadas “desenvolvedoras de sites para contabilidade” vendem site por R$399,00 “real”. E vendem muitos sites! Inclusive prometendo que os sites desenvolvidos por elas estarão na primeira página do Google.

“Uau… Isso é fantástico! E eu vejo que algumas realmente conseguem!

Como “salientei” acima: “conteúdo institucional bem redigido (às vezes nem tanto) e uso adequado de técnicas de SEO básicas, tipo a maioria faz – “Contabilidade na Moóca” e “boommm“… Primeira página do Google garantida nesse tipo de busca e contador feliz por sua empresa estar localizada nela.”

“E aí, muitos novos clientes na Mooca?”

Voltando ao assunto,  deixe-me – a grosso modo – falar um pouquinho sobre a tão disputada primeira página do Google.

Pare para pensar: Qual a rua de comércio localizada em São Paulo, e que é considerada a maior especialista no mercado fashion de alto padrão da América Latina? Isso mesmo,Rua Oscar Freire! Estamos em sintonia!

Quem vende artigos de moda de alto padrão para as classes sociais A e B sonha em ter uma loja exatamente nesta rua. Fato! Agora, vamos supor que você abriu a sua loja nessa tão “badalada” Rua, porém, o layout da sua loja, a disposição das vitrines e os artigos que serão vendidos são idênticos aos dos concorrentes que compõe 95% das lojas situadas nesta mesma tão disputada rua:

Guardada as devidas proporções, a primeira página do Google é a “Rua Oscar Freire” da internet. Esta página é muito disputada, porém, tem espaços limitados para anúncios patrocinados (a quantidade de posições de anúncios variam de acordo com o tipo de busca, e as posições também são extremamente disputadas) e de 10 a 12 posições para buscas orgânicas. É realmente a página mais disputada da internet.

Legal!  Você venceu a concorrência e conseguiu se posicionar na primeira página do Google. Alguém te encontrou em uma busca  – “Escritório de contabilidade na Moóca SP” – seja no “Google Maps” ou posição orgânica. Porém, ao entrar no seu site, este visitante se depara com você falando apenas  sobre você mesmo, sua história, os serviços que sua empresa presta – “quase uma autobiografia corporativa virtual“ – Afinal, o site é seu cartão de visitas eletrônico, e você costuma se apresentar sempre falando sobre você, e entregando seu cartão de visitas, não é mesmo?”

O visitante sai do seu site e vai para outro escritório (segundo colocado na busca orgânica da primeira página) que se posicionou com a mesma palavra-chave- “Escritório de contabilidade na Moóca SP” ,  e o site, por incrível que pareça, é igual ao seu, e assim sucessivamente até a 10ª(décima) posição.

Surgem então as indagações? Seja o mais sincero o possível ao responder, ok?

“Longo este post né? Prometo que essas são as últimas indagações sobre o assunto site contábil!”

Como contador obviamente, você fez o cálculo de todos os valores que investiu, e deve estar muito satisfeito. E, mesmo “pechinchando” uns descontos aqui, outros ali, negociando muito bem – afinal você é um excelente negociador – você investiu uma bela quantia em dinheiro e valoriza muito o seu espaço de trabalho. Realmente é uma grande conquista… Parabéns!

Agora que tem uma sede física estruturalmente linda, com cores bem definidas para identificá-la, vamos partir para a representação gráfica desta empresa, afinal, uma empresa contábil precisa investir em marketing e publicidade, pois o mercado precisa conhecer o símbolo gráfico (marca) que represente o empreendimento perante seu público.

Você sabia que a sua marca é o seu bem corporativo mais precioso? Se você realmente tem ciência disso, porque você quer “investir barato” para concebê-la?

Isso é sério mesmo? Após investir tanto na infraestrutura física de sua empresa contábil, você quer confiar a responsabilidade de criar a sua marca ao seu sobrinho que fez um cursinho de 03 meses? Você sabia que existem profissionais de Design que investem muito em sua formação durante anos para entender o conceito do seu negócio e criar realmente UMA MARCA que represente de verdade o seu negócio?

“Ah Marta, mas um profissional deste gabarito custa caro, por um serviço muito simples na minha opinião!”

Simples, você tem certeza? Então me responda…

Tenho certeza que todas as suas respostas foram: NÃO! Afinal, todos os trabalhos citados precisam de criação ou execução baseadas em conceitos técnicos, especificações, normas, regras, etc.

Continuando… Já que você quis pagar apenas R$99,00 pelo seu maior patrimônio corporativo…

Vamos agora colocar esta marca na maior vitrine do mundo, afinal, uma empresa que não está na internet em pleno século XXI, teoricamente, NÃO EXISTE!

Você investiu R$99,00 na sua marca e agora vai investir R$399,00 na sua sede digital: SEU SITE CONTÁBIL! O mundo inteiro vai ver sua marca de R$ 99,00 e o seu site de R$399,00, afinal, você fez um site para isso!

É meu amigo contador, o assunto é sério!

Todos os dias são publicadas matérias e mais matérias, artigos e mais artigos falando sobre:  contabilidade online, o contador na nova era digital, a era tecnológica da contabilidade, a importância de se investir em marketing para contabilidade.

Muitos dos senhores são especialistas em projetos, processos, prestam consultoria em diversas áreas, lutam por valorização profissional, querem ser reconhecidos como parceiros de seus clientes e não mais como um “mal necessário”, não é mesmo? Porém, querem investir  somente R$399,00 em “um site” para se posicionar neste mundo corporativo globalizado tão concorrido, e ainda investir apenas R$100,00 por mês em uma “estratégia de marketing” que lhe posiciona com uma palavra-chave “Contabilidade na Mooca” e quer ser uma referência no seu segmento?

Responda com sinceridade: Você realmente espera ter resultados extraordinários em Marketing para Contabilidade com este tipo de estratégia e investimento – que, aliás, você sequer reconhece como investimento e acha que marketing é um custo desnecessário? Quer conquistar novos clientes, quer novos leads todos os dias, investindo somente um cafezinho por dia?

Isso realmente seria cômico, se não fosse trágico!

Os senhores são empreendedores, lidam com empreendedores todos os dias, e querem ser valorizados por cada um deles. Por isso, ouçam o apelo que faço a vocês:

“Valorizem a cada empresa e cada profissional que oferecem serviços para o nicho da contabilidade. Invistam de verdade para terem resultados de verdade.”

Diferencie-se da concorrência, pare de ser “mais um” e seja você o especialista que o seu público quer contratar!

Desculpem, mas eu precisava escrever este post , afinal, se você não acordar e não se posicionar da forma como realmente se deve para o seu público, “logo logo”,  você estará fora do mercado!

Investir em estratégias de marketing contábil realmente eficiente, não é um luxo e sim uma necessidade para quem quer se manter no mercado.

Pense nisso!

Se você curtiu este post, então vai gostar de ler : Marketing de Conteúdo: A melhor Estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade!

Um forte abraço e até breve!

Marta Giove –

CEO Grupo DPG

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