Conheça o SEO local, ferramenta que pode transformar o reconhecimento do seu escritório e potencializar o seu alcance de clientes!
Entenda como o SEO local funciona e como pode transformar os resultados do seu escritório contábil
Na atualidade, não estar no digital é escolher fechar uma grande porta para possibilidades ágeis e eficientes de se consolidar no mercado e alcançar seu público, ou seja, não é mais uma opção.
Contudo, saber como explorar essas possibilidades e obter bons resultados é o desafio que, dia após dia, vejo muitos contadores enfrentarem.
Sendo assim, o princípio de tudo é compreender o que é preciso para se consolidar no mercado de forma digital, como funcionam as ferramentas e como elas são aplicadas em prol do seu negócio.
Por isso, o conteúdo deste artigo será especialmente para abordar sobre uma dessas ferramentas: o SEO local.
Vou te explicar o que é essa ferramenta, como funciona e os impactos positivos que ela é capaz de gerar para o seu negócio, assim, você saberá a importância de contar com isso em seu escritório contábil.
SEO local – o conceito
Antes de falar sobre SEO local, vamos compreender o que é o SEO de forma geral.
Sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que no português seria Otimização para Serviços de Busca, o SEO se trata de diversas técnicas que são aplicadas para garantir que sites, blogs e afins sejam bem posicionados nas páginas de busca.
Sabe quando você busca por algum serviço na internet – geralmente no Google – e aparece uma lista com os resultados para a sua busca e, comumente, você clica apenas nos primeiros?
Esses primeiros sites possuem uma aplicação de SEO que possibilitou que ficassem posicionados nas primeiras posições do mecanismo de busca, o que aumenta as chances de serem acessados por possíveis clientes.
Ou seja, o SEO é fundamental para que um site seja encontrado no Google e mais mecanismos de busca já nas primeiras posições, sendo esse um aspecto importante para a captação de clientes.
SEO local
Agora que já falei sobre o SEO de forma geral, vamos entender melhor do que se trata do SEO local.
Constantemente os algoritmos dos mecanismos de busca passam por atualizações para garantir o funcionamento adequado, sendo que, muitas vezes, são atualizações mínimas.
Contudo, uma atualização dos algoritmos do Google em 2014 trouxe à tona a importância do SEO local, que se trata de dar maior relevância para negócios locais – não apenas digitais – que trabalham palavras-chave.
Dessa forma, negócios locais começaram a ganhar a oportunidade de se consolidar no digital, com um trabalho de SEO local que capta o público digital e viabiliza que eles sejam direcionados para o seu negócio local.
A importância do SEO local para escritórios contábeis
Com o crescimento e competitividade das contabilidades online, que se consolidam muito bem digitalmente, escritórios contábeis que atendem localmente precisam se manter competitivos no mercado para não perder público.
Para isso, o SEO local é o maior aliado, sendo o responsável por garantir que seu negócio também se destaque no digital, aparecendo no topo dos mecanismos de busca.
Ou seja, o SEO local proporciona aos escritórios contábeis:
- Relevância digital;
- Possibilidade de se destacar em meio à concorrência;
- Alcance de um público maior;
- Reconhecimento no mercado contábil.
Ou seja, é fundamental ter a aplicação do SEO local em seu negócio.
Como funciona o SEO local?
Com todos os conceitos esclarecidos e a importância de contar com esse recurso para o bom desempenho da sua contabilidade, vou explicar para você como funciona o SEO local.
Bom, o SEO local, de forma sintetizada, precisa do trabalho de palavra-chave relacionado com a geolocalização do seu negócio, fazendo uso de recursos como o Google Maps e as redes sociais para que as buscas dos possíveis clientes sejam direcionadas para os locais próximos a eles.
Sendo assim, existem alguns aspectos que são essenciais para que o SEO local gere os resultados esperados e nós falaremos sobre eles a seguir.
Palavras-chave
O trabalho com as palavras-chave é sempre fundamental, seja no SEO ou no SEO local.
Sendo assim, é preciso buscar com palavras-chave que tenham um volume de busca relevante e que se relacionem com o que seu negócio oferece, assim, você consegue produzir conteúdo relevante e também trabalhar com essas palavras dentro do seu site.
O rankeamento de palavras-chave é um pilar para o reconhecimento do seu negócio nos mecanismos de busca, sendo assim, é um fator de extrema importância.
Conteúdo
A produção de conteúdo é outro pilar para seu negócio ser reconhecido com relevância pelos mecanismos de busca.
Logo, todo o conteúdo do seu site deve ser elaborado com base no trabalho das palavras-chave selecionadas, bem como conteúdos de blog e afins.
O seu conteúdo é por onde o seu público irá te conhecer, identificar a autoridade que você tem no assunto e, assim, criar uma relação de confiança que levará a contarem com seus serviços contábeis.
Por isso, os conteúdos em todas as plataformas que você utiliza precisam ser de máxima qualidade e focados na utilização das palavras-chave.
Aqui, também é essencial pensar em produzir conteúdos que não sejam necessariamente sobre seus serviços, mas que sejam úteis para o seu público-alvo e sempre mencionando a localidade do seu negócio e do seu público.
Redes sociais
As redes sociais são grandes aliadas de qualquer negócio que almeja se consolidar no digital, afinal, é onde praticamente todos os públicos se encontram.
Por isso, é importante produzir conteúdos para suas redes sociais e, para auxiliar o SEO local, utilizar a ferramenta de localização.
Com isso, os mecanismos de busca irão associar a localização do seu negócio e priorizar o aparecimento do seu negócio para o público próximo de você que busca pelos serviços que você oferece.
Google Meu Negócio
Ter o Google Meu Negócio é fundamental para que o seu escritório contábil e as principais informações sobre ele apareçam quando alguém pesquisar por uma palavra-chave que você tem rankeada.
Com isso, as chances de um cliente que busca por um serviço contábil na sua região encontrar o seu escritório aumentam significativamente, sendo fruto do SEO local.
Sendo assim, essa é uma ferramenta muito importante de se aplicar.
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Colocar tudo isso em prática exige um trabalho impecável, focado nas técnicas gerais de SEO e nas especificidades do SEO local, com foco em promover os melhores resultados possíveis.
Por isso, ter ao seu lado especialistas no assunto é fundamental para ter mais relevância, reconhecimento e potencialização da sua captação de clientes.
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