Você pode pensar que o sucesso só acontece na vida de pessoas que são naturalmente dotadas de talentos especiais ou pessoas que “nascem com muita sorte”.
Muitos pensam e comentam isso sobre as pessoas mais bem sucedidas, dizem que elas “tem sorte”. Algumas vezes pode até ser o caso, mas, na maioria das vezes, o sucesso é resultado de muita dedicação e trabalho duro.
Chegar ao topo não é fácil, pelo menos não no início de uma carreira. Pode até se tornar mais simples com o passar do tempo, mas, de início, é preciso trabalhar duro para conseguir realizar grandes feitos. A citação do título deste artigo explica porque o talento, na maioria das vezes, não é um fator determinante para o sucesso.
Índice
Mas o que seria o Talento?
Talento significa uma tendência natural para ser bom em uma coisa em particular. Pode variar de pessoa para pessoa, mas, geralmente, significa que determinada pessoa tem um “talento” ou aptidão especial para realizar algo.
Talento, no entanto, pode ser construído e desenvolvido com trabalho duro, mas, geralmente, é o tipo natural de “presente” que uma pessoa recebe para realizar algumas tarefas com mais facilidade e naturalidade do que outros.
As pessoas que podem se dizer talentosas são pessoas que alcançaram grandeza em alguma área em particular de suas vidas em que tinham total interesse. Pessoas como, por exemplo, o músico Pepeu Gomes, um dos melhores guitarristas do Brasil, que mesmo sendo autodidata é uma grande referência entre os músicos brasileiros.
O assunto deste post, no entanto, é explicar que o talento, na maioria das vezes, não é o fator crucial para o sucesso.
Talento é como o combustível para o fogo, e pode lhe dar o “empurrão inicial” para uma carreira de sucesso e tornar as coisas mais fáceis no início de sua vida profissional. Porém, se você for uma pessoa muito talentosa, mas não trabalhar duro, e alguém que trabalha com você, que não aparenta ser talentoso, mas é disciplinado, tem disposição e trabalha arduamente pelos seus objetivos, com certeza, o esforço dessa pessoa irá te superar, levando ela a ter uma carreira de sucesso, enquanto você será apenas um mero expectador frustrado.
Veja as coisas desta forma, vamos analisar o desempenho de dois atletas que irão competir pelo grande prêmio em uma corrida.
Primeiro Atleta
O primeiro atleta é o cara que vem de uma linhagem de atletas que tem uma longa trilha de sucesso, que foram os corredores mais rápidos do circuito e sempre se destacaram no atletismo ao longo de suas carreiras. Este atleta em particular, apresenta um talento natural, possui pernas alongadas e uma explosão muscular surpreendente, que o faz ser uma grande promessa para continuar o sucesso – em um futuro bem próximo – dessa linhagem de atletas vencedores.
Segundo Atleta
O segundo atleta não vem de uma linhagem vencedora, mas tem trabalhado duro desde o início de sua carreira, sempre lutando e, apesar das condições adversas, nunca desiste. Este atleta, apesar da aparente falta de talento, tem uma determinação e um senso de disciplina e regularidade como nenhum outro do circuito.
Ele é muito determinado, e enquanto o atleta com “talento natural” se dá ao luxo de levantar às 7 ou 8 da manhã para treinar, ele se levanta todos os dias às 3 da madrugada e procura treinar nas condições mais adversas possíveis. Ele sempre trabalha arduamente e empenha cada dia mais esforço e foco em tudo que faz. Ambos treinam até às 11 da manhã. Qual o atleta tem mais chance de fazer sucesso ao longo de uma carreira?
É algo muito simples de entender, se um cara se levanta às 7 e o outro às 3, o cara que acorda às 3 para trabalhar suas habilidade como corredor – conforme o exemplo – tem mais tempo para treinar. Ele têm mais tempo para praticar e melhorar seus resultados, e enquanto ele na prática, já treinou por 4 horas em um dia comum de treino, o outro – “naturalmente talentoso” – está apenas acordando. Ele treina 8 horas por dia o outro apenas 3 ou 4.
O atleta com talento pode até vencer uma ou outra corrida, mas o determinado tem grandes chances de fazer muito mais sucesso ao longo de sua carreira!
“O trabalho duro supera o talento quando o talento não trabalha duro”
Existem muitas pessoas que apesar de talentosas, têm desperdiçado seus dons e não gostam de trabalhar duro. Este tipo de pessoa pode até, em algum momento de sua vida, gozar de alguma fama e se tornar bem conhecido, mas, em longo prazo e no grande cenário de toda uma vida, desaparece e cai no ostracismo, principalmente quando as pessoas realmente dedicadas e que trabalham muito duro entram em cena.
“Portanto, sucesso se resume basicamente a sua ética em relação ao trabalho e o quanto de esforço você está disposto a empenhar em algo.”
Todos nós sabemos que durante nossa jornada pela vida, nós colhemos exatamente o que plantamos , esta é a famosa lei do retorno. Então, se existe algo que você deseja muito conquistar, trabalhe arduamente, seja disciplinado, se dedique verdadeiramente e crie seu próprio talento, assim, você terá tudo o que quiser.
O talento nem sempre vem naturalmente. Muitas vezes, trabalhando duro, as pessoas podem desenvolver talentos extraordinários, e o que parece ser um dom natural, é apenas o resultado de muito trabalho árduo por um longo período de tempo.
“Muitas pessoas famosas, são famosas não porque atingiram “sucesso durante suas belas apresentações”, mas porque nos bastidores trabalharam muito duro para que suas apresentações fossem um sucesso.”
Desenvolva seu próprio talento trabalhando duro!
Quanto mais você trabalhar em algo, mais você vai se sobressair sobre os demais. Se você quiser se tornar uma pessoa realmente apta, como um atleta de sucesso, por exemplo, se alimente da forma correta e treine muito duro enquanto os demais estão dormindo, e quando achar que já está bom, treine ainda mais e, embora aparentemente você não tenha um “talento natural” ou aptidão para as corridas no início de seus treinos, com o tempo, uma alimentação balanceada aliada a quantidade e a qualidade focada de trabalho muito duro em todos os seus treinamentos, vão te levar a ser um grande atleta.
As pessoas irão considerá-lo talentoso, mas o que realmente aconteceu é que você se tornou um mestre através da repetição, crença e muito trabalho duro!
Esta é a melhor maneira de gozar do sucesso em seu trabalho e em sua vida como um todo. Isso porque, você tem a total consciência de que tudo que você faz e conquista, em qualquer área de sua vida, tudo que lhe garante o sucesso e admiração de todos à sua volta, é muito merecido. Você lutou durante toda a sua caminhada até chegar ao topo e agora você pode se orgulhar e desfrutar do privilégio de se sentar entre os reis, pois você também é um rei ou uma linda rainha.
Reflita sobre isso…
“O trabalho duro supera o talento quando o talento não trabalha duro”