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Descubra como passar a mensagem correta para o seu público e captar clientes na contabilidade!
Saiba como captar clientes de forma eficiente ao transmitir a mensagem correta para o seu público
O que te impede de captar mais clientes para seu escritório contábil? Você já refletiu sobre isso?
Comumente, a justificativa apresentada é a concorrência, as mudanças que popularizaram as contabilidades digitais, a forma que muitos empresários ainda enxergam o contador – ou seja, como um mal necessário -, porém, será que é mesmo só isso?
É claro que esses são fatores reais e que impactam diretamente na captação de clientes, entretanto, um outro fator que não pode ser ignorado é a forma como você se posiciona e se comunica com o seu público.
Todo empresário preza pelo bem de seu negócio e pela obtenção dos melhores resultados possíveis, logo, eles irão querer um suporte contábil que transmita segurança e que mostre ser o melhor para cuidar da empresa.
Para usar isso como uma vantagem para a sua contabilidade, é preciso saber como passar uma mensagem adequada e que atinja o seu público.
E é exatamente sobre isso que vou falar com você ao longo deste artigo, revelando os segredos para captar clientes na contabilidade por meio da transmissão da mensagem correta.
Captar clientes na contabilidade – por que é tão difícil?
Para que um serviço seja vendido, é necessário que exista demanda e, quando falamos em contabilidade, não há dúvidas de que ela existe…
Afinal, todo empresário precisa do suporte contábil para diversos aspectos, como por exemplo:
- Obrigações fiscais e tributárias;
- Gestão do fluxo de caixa;
- Relatórios contábeis;
- Regularidade desde a abertura;
- Pagamento de impostos;
- Enquadramento tributário, entre outros.
Logo, é fato que existe uma demanda a ser explorada, e a sua principal função é ter um público definido e atingi-lo de forma a mostrar que a sua contabilidade é a melhor opção disponível.
Contudo, por que será que isso é tão difícil e tantos contadores se encontram diante de uma grande dificuldade para captar clientes e se consolidar no mercado atual?
Esse questionamento pode ter diversas causas, que vão desde a desatualização em relação às tendências de mercado até a forma como você se comunica com o seu público.
De forma geral, as dificuldades estão centralizadas na não compreensão de quais as melhores formas de atingir o público-alvo e na mensagem que é passada.
Como assim, mensagem passada?
Para que não restem dúvidas e você entenda de forma completa como captar clientes na contabilidade de forma efetiva, vamos esclarecer esta questão…
Quando falamos em mensagem passada, trata-se do que todas as ações que você realiza e comunica.
Ou seja, quando o seu site contábil ou suas redes sociais comunicam algo, a forma de atendimento, os canais de comunicação disponíveis e todos os demais detalhes transmitem uma mensagem para os seus clientes e público-alvo.
Dessa forma, é esta mensagem que vai fazer com que seu público se identifique com o negócio e opte por ter a sua contabilidade como a grande aliada para os negócios.
Logo, a sua mensagem deve transmitir qual a missão, visão, valores e propósito do seu negócio, além de demonstrar tudo que seus serviços podem oferecer.
Por onde começar a captar clientes na contabilidade?
A palavra é uma ferramenta extremamente poderosa, e é por isso que nosso foco neste artigo é justamente falar sobre como captar clientes na contabilidade com uma mensagem adequada.
Sendo assim, o início dessa jornada é justamente o que você acabou de fazer: entender como funciona uma mensagem adequada e o porquê de ela ser importante para a captação de clientes.
A partir disso, vou te auxiliar com algumas dicas práticas para que você consiga se comunicar com seus clientes da forma que almeja e, assim, potencializar as chances de captar clientes na contabilidade.
Isso porque, prezar pela comunicação e mensagem transmitida pode proporcionar diversos pontos como:
- Demonstrar o comprometimento do seu escritório contábil;
- Mostrar o que você pode oferecer;
- Te diferenciar da concorrência;
- Atrair o público adequado;
- Te consolidar como referência.
Portanto, a seguir, vamos falar sobre três questionamentos que precisam de respostas muito bem definidas para captar clientes na contabilidade com uma mensagem poderosa.
O que você quer comunicar?
O primeiro questionamento que deve ser respondido é o que, de fato, você quer comunicar.
Para isso, o que foi definido como missão, visão, valores e propósitos da sua contabilidade será fundamental, visto que são a base de como seu negócio quer ser visto e o que quer cumprir.
Pensar no que você quer comunicar não pode ser refletido por apenas cinco minutos, a seriedade com que você leva esse ponto é crucial para o poder da mensagem que será transmitida.
Sendo assim, é preciso refletir sobre a sua contabilidade, o que te move diariamente, o que você quer proporcionar aos empresários e, assim, chegar a uma síntese do que quer comunicar.
Lembre-se sempre que o que for definido aqui será a forma como seu público te enxergará.
Quem é o seu público-alvo?
Falando em público, o próximo questionamento que deve ser refletido e respondido é justamente quem é seu público-alvo.
Negócios dos mais variados segmentos precisam de suporte contábil para realizar suas atividades com excelência, logo, ter nichos e focos específicos é crucial para o êxito da sua contabilidade.
A definição dos nichos de mercado que serão atendidos pode proporcionar um melhor direcionamento de quem é o seu público-alvo, ou seja, quem você quer que seja alcançado com a mensagem que sua contabilidade transmite.
Porém, mais do que definir o público-alvo, é preciso entender quem, de fato, ele é por meio da análise de aspectos como:
- Qual a faixa etária;
- Porte da empresa;
- Área de atuação;
- O que esperam de uma contabilidade;
- Quais as objeções que apresentam em relação à contabilidade;
- Quais são suas dores;
- Quais são seus desejos; entre outros.
Tudo isso será essencial para direcionar as suas ações e garantir efetividade em todas as estratégias para captar clientes para sua contabilidade.
O que te diferencia da concorrência?
O terceiro questionamento é sobre os seus diferenciais, ou seja, o que torna sua contabilidade única a ponto do seu público te enxergar como a melhor opção possível?
Refletir nesta questão vai te levar a encontrar os pontos do seu negócio que você deve destacar, pois são cruciais para captar clientes na contabilidade.
Quando o assunto é diferencial, é preciso ter em mente que não são obrigatoriamente necessárias ações grandiosas para diferenciar a sua contabilidade da concorrência.
E para comprovar isso, basta pensar na expansão da busca por uma contabilidade consultiva.
O que empresários dos mais variados ramos têm buscado é uma contabilidade que realmente atue como uma aliada, com foco em encontrar e aplicar as melhores soluções de acordo com as reais necessidades do negócio.
Ou seja, o que você precisa mostrar é que não é mais uma contabilidade que emite as guias, mas não é presente e só pode ser acionada para resolver burocracias específicas.
É preciso comunicar ao seu público-alvo que você acompanha as tendências do mercado e que está preparado para proporcionar serviços personalizados, impecáveis e precisos.
Guia para estruturar e transmitir uma mensagem poderosa
Agora que já falei sobre as três perguntas que você deve dedicar tempo para refletir, chegar em uma resposta coerente e que sejam a base para captar clientes na contabilidade com uma mensagem correta e poderosa, vou falar sobre como fazer isso…
Afinal, de que forma transformar uma mensagem que poderia passar batida em algo poderoso e que vai prender a atenção do seu público e criar a necessidade por serviços como o seu?
Para isso, é preciso saber como estruturar e transmitir esta mensagem poderosa, e vou te mostrar como no guia a seguir.
Você irá perceber que algumas ações simples que, por vezes parecem banais, são capazes de fazer toda a diferença quando falamos em captar clientes na contabilidade.
Estruture a proposta de valor do seu negócio
Para estruturar a mensagem que você quer transmitir para captar clientes na contabilidade, é preciso estruturar a proposta de valor do seu negócio.
A proposta de valor nada mais é do que os benefícios que sua contabilidade pode proporcionar, o que a torna indispensável e o porquê de o público optar por você.
Dessa forma, a sua proposta de valor é um aspecto decisivo para a sua mensagem, ou seja, tudo de melhor que sua contabilidade pode oferecer.
Para estruturar a proposta de valor, é crucial pensar nas perguntas que mencionamos anteriormente e aplicar outras ferramentas como:
- Realização de uma análise SWOT;
- Estruturação do plano de negócios;
- Análise das atuais tendências; entre outros.
Quanto mais estruturada for sua proposta de valor, mais forte e impactante será a sua mensagem e a confiança transmitida para o público.
Defina quais ações serão realizadas
Tendo a proposta de valor estruturada, é preciso definir quais serão as ações realizadas para que isso seja comunicado ao seu público.
Ou seja, é o momento de refletir de que forma você vai alcançar o público, comunicar tudo de extraordinário que pode oferecer e, assim, captar clientes para sua contabilidade.
Diversas ações podem ser realizadas e dentre elas temos:
- Criação de um site;
- Campanhas;
- Comunicação pelas redes sociais;
- Parcerias; entre outros.
É preciso refletir no que é mais adequado para o seu negócio no momento e, assim, colocar em prática ações efetivas e coerentes com a atual realidade da sua contabilidade.
Faça uso do marketing digital
O marketing digital é crucial para a efetividade das suas ações, especialmente porque potencializa o alcance do público.
Com o impacto da pandemia, o digital tornou-se um meio indispensável para transmitir a sua mensagem para o maior número de pessoas possível, por meio de diversas plataformas e com diversas estratégias.
O marketing já é algo crucial para que seja possível captar clientes na contabilidade com uma mensagem poderosa, e o uso do digital é imprescindível para potencializar isto.
Ou seja, é preciso prezar por ações como:
- Tráfego orgânico;
- Campanhas patrocinadas;
- Presença estratégica nas redes sociais;
- Conteúdos com base em copywriting;
- Direcionamento de público; entre outros.
Dessa forma, você potencializa os resultados que sua contabilidade pode obter.
Invista no relacionamento com o seu público
Quando falo em captar clientes na contabilidade com uma mensagem poderosa e correta, não é algo que deve realizado apenas uma vez e acreditar que é o suficiente para sempre…
A captação de clientes é constante e, após passar uma mensagem, é preciso sustentá-la.
Para isso, investir no relacionamento com o seu público com o objetivo de sempre mostrar o que você pode oferecer de melhor é crucial.
O relacionamento com o público pode ser feito pelas redes sociais, com a disponibilização de conteúdos, por meio de blog, podcast e tantas outras ferramentas disponíveis, basta ajustar com o que você quer e condiz com a realidade do seu negócio.
Desta forma, você mantém seu público sempre engajado e potencializa as chances de captar clientes e se consolidar como referência.
Tenha consistência
De nada adianta iniciar um plano para colocar o que mencionei até aqui em prática e daqui a três semanas deixar tudo de lado…
Captar clientes na contabilidade por meio de uma mensagem sólida e poderosa demanda consistência nas suas ações e estratégias, de forma que seja possível manter a sua contabilidade sempre vista como uma referência no que realiza.
Portanto, é crucial manter a consistência em tudo que é feito ao publicar conteúdos, mostrar a sua proposta de valor e, assim, evidenciar a qualidade dos serviços prestados.
Erros que você deve evitar nas ações de captação de clientes para contabilidade
Apesar de já ter deixado em suas mãos um guia para colocar em prática e captar clientes na sua contabilidade, preciso alertar sobre os erros que você deve evitar.
Alguns erros simples podem causar sérios problemas para o êxito das suas ações e, para evitá-los, primeiro, é preciso conhecê-los.
Sendo assim, vamos apresentar os três erros mais comuns para que você se atente e garanta que não sejam uma realidade em seu negócio.
Não responder as perguntas que apresentamos
As três perguntas que apresentamos anteriormente são a base para a consolidação da mensagem que você quer que o público receba, por isso, não respondê-las é muito prejudicial.
Sem ter aqueles aspectos definidos, a comunicação pode ser prejudicada e, assim, não chegará ao seu público da forma almejada, o que atrapalha o objetivo de captar clientes.
Portanto, é essencial que você dedique um tempo para focar naquelas questões e respondê-las de forma minuciosa e precisa, pois serão de extrema importância para o desenvolvimento da sua contabilidade.
Não recorrer ao digital
Com o avanço da tecnologia e a expansão das mídias sociais, não fazer uso do digital é um erro que pode colocar tudo a perder.
Logo, é crucial priorizar a presença no digital e usufruir de todos os benefícios que podem ser oferecidos – pois são muitos.
Portanto, aproveite as oportunidades que o digital proporciona, de forma que o maior número de clientes possa ser alcançado pela proposta de valor valiosa que você oferece.
Para isso, lembre-se sempre de atuar com base em estratégias, utilizar os recursos adequadamente e, de preferência, com suporte adequado para a realização do seu marketing digital
Prometer o que você não pode cumprir
Por fim, um erro muito grave que você deve evitar é fazer promessas que não poderá cumprir.
O processo de captar clientes na contabilidade precisa ser honesto, transparente e deve prezar pela credibilidade do seu negócio e pela entrega de tudo o que foi prometido para os clientes.
Portanto, a sua mensagem deve ser sempre completamente sincera e dentro do que você, de fato, pode proporcionar para cada empresário que optar pelo seu escritório contábil.
Com isso, você não só irá captar clientes, mas será cada vez mais recomendado, reconhecido e valorizado no mercado contábil.
O papel do marketing digital para captar clientes na contabilidade
Como mencionamos anteriormente, o marketing digital é de extrema importância para a captação de clientes, dessa forma, é crucial prezar por isso.
Afinal, o papel do marketing digital é justamente proporcionar os melhores caminhos para que o público seja alcançado, que você venda mais e que sua contabilidade esteja alinhada com as tendências.
Além disso, realizar um trabalho de marketing digital impecável demanda recursos, tempo, expertise, estratégia, acompanhamento de métricas e tantos outros aspectos que são essenciais para o êxito da sua captação de clientes.
Por isso, contar com especialistas preparados para te atender é fundamental.
E para fechar este conteúdo, separamos para você o vídeo de uma das lives do Grupo DPG sobre o assunto, com ainda mais conteúdo valioso.
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