Compartilhar conteúdo através das redes sociais é uma prática cada vez mais comum. Seja, ideias políticas, como vimos durante as eleições, até pequenos textos sobre a vida pessoal.
Usar o Facebook, Twitter, Linkedin e outras redes para propagar ao mundo alguma informação, além de rápido atinge um grande número de pessoas.
Isso porque as redes sociais funcionam como quase como um boca a boca virtual. Eu compartilho um conteúdo, que é compartilhado por mais 10 amigos, que compartilham para mais 20 amigos e assim prossegue.
De olho nesse alcance expressivo e rápido, as empresas investem em perfis institucionais nas redes sociais. Porém as informações divulgadas neste tipo de página deve ser bem avaliado. É importante se aproximar do público, mas sem deixar de falar como empresa.
A postura deve ser diferente da utilizada em perfis pessoais. O interesse da empresa precisa ser mantido, pois apesar de ser uma rede social, ainda é a imagem da dela que está em voga, e o conteúdo deve agradar ao público.
Um exemplo: se a sua empresa vende sapatos, as publicações devem ser voltadas ao mundo da moda e suas vertentes, com foco principal em sapatos.
Dicas para criar conteúdo
Algumas pequenas dicas de conteúdo podem ser de grande auxílio na hora de construir o perfil institucional da sua empresa. Utilize estas dicas nas postagens do Facebook e Twitter, as redes mais utilizadas.
O primeiro passo é elaborar bem a parte visual. Abuse de imagens, faça um bom tratamento nelas e estimule a imaginação do usuário. É sempre indicado que todo conteúdo publicado venha acompanhado de uma imagem, apelo visual é imprescindível. Isso porque nossos olhos são atraídos primeiro para uma imagem atrativa e depois para o texto.
A parte textual é de suma importância, o conteúdo precisa ser conciso, claro, objetivo e de qualidade. De preferência, possuir entre 180 a 200 caracteres, textos longos demais geram desinteresse. Não esqueça que enquanto o internauta está lendo seu texto existem outras abas abertas no navegador e janelas de chat piscando, por isso é preciso ser interessante para chamar atenção.
Na hora de compartilhar links com os usuários que acessam a sua página, opte por um link encurtado. Isso significa deixar o link menor do que ele aparece na URL. Para isso, cadastre-se em um encurtador de link, como: bitly, migre.me, abre.ai, entre outros. Utilize sempre o mesmo programa, estes encurtadores oferecem várias facilidades, que vão além de apenas encurtar um link.
Outro ponto crucial do conteúdo é o planejamento. Veja quais editorias são interessantes para entrar no seu perfil, e procure intercala-las. Por exemplo, divulgue em um dia um post sobre o lançamento de um sapato da sua loja, e em outro dia uma notícia interessante sobre o mundo da moda e dicas de como limpar bem um sapato. Planeje cada vírgula que for aparecer no perfil da sua empresa.
O poder visual é grande, por isso invista em layouts criativos para acompanhar as imagens do seu post.
Interação com o público
Depois de investir no conteúdo (imagem e texto), é importante interagir com o público sempre que for possível. Na internet tudo acontece muito rápido, e quando um seguidor ou fã da sua página entra em contato, a resposta precisa ser rápida. Isso ajuda a gerar engajamento e fidelização.
Não se esqueça de ser educado e atender aos questionamentos feitos nos comentários, isso pode fazer toda a diferença na imagem da marca. Nos posts lance perguntas e promoções, esta é outra forma de interação.
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