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Comece a vender pelo seu blog, seguindo estes passos efetivos para o crescimento contínuo da sua marca e produzindo conteúdo que converte!
Se antes o marketing de conteúdo era uma tendência que brigava por espaço entre os principais meios de promoção das marcas, hoje, definitivamente ele está escancarado e consagrado como uma das principais estratégias de publicidade online de qualquer empresa, independente do seu porte!
Desse modo, quando me dispus, hoje, a redigir este artigo, sabia que tinha uma missão muito maior do que simplesmente te mostrar como produzir conteúdo para o seu escritório contábil…
Para falar a verdade, em qualquer outro blog por aí, você vai encontrar as mesmas dicas padrões – e que são essenciais para que você saiba por onde começar!
Mas, neste artigo em especial, eu quero te levar além!
Neste artigo, mais do que te mostrar como produzir conteúdo de qualidade para a sua contabilidade, eu quero que seu conteúdo te gere renda, faturamento, LUCRO.
E para isso, eu preciso abrir a caixa de segredos da minha agência…
Arriscado? Talvez… Contudo, para mim, mais interessa alguém que saiba como eu trabalho e está alinhado a essa estratégia, do que um cliente que não acredita no potencial do marketing de conteúdo e seja contra qualquer ação proposta – não no sentido de agregar conhecimento, mas como um incrédulo das estratégias digitais…
Portanto, ao sair desta publicação, eu espero que sua atitude seja uma dentre essas duas:
- Implementar essas estratégias por si só, fazendo com que sua estratégia online renda muito mais resultados para o seu escritório contábil – e quando já tiver clientes o bastante para lidar só, me chamar para te ajudar;
- Clicar naquele botão de WhatsApp na tela e falar com a minha equipe de atendimento para que encontrem o melhor plano para a sua realidade e, assim, começar hoje a otimização de todo o seu marketing digital contábil!
Então, vamos ao que interessa…
Como produzir conteúdo que gera conversão e resultado para o seu escritório de contabilidade
Passo 1: Estudo da persona
Eu sei que parece que todo santo artigo que eu escrevo, eu tenho que falar dessa bendita persona…
Mas isso só retifica a extrema necessidade desse processo em sua estratégia de marketing digital contábil!
A persona irá dizer a você, de maneira muito clara, quais são os principais aspectos emocionais e racionais do seu público-alvo – e para quem deseja otimizar os resultados com produção de conteúdo, essa é uma informação valiosa demais!
Sendo assim, para que você entenda como montar a sua persona de maneira efetiva, confira o vídeo que eu separei para você:
Passo 2: Planejamento de conteúdo
Bom, agora que você já sabe muito bem quem é a sua persona – ou as suas personas, afinal, dentro de um mesmo nicho, você pode identificar mais de uma persona de consumidor, com gostos e motivações diferentes…
Chega o momento de planejar quais canais de comunicação você irá usar, com que frequência irá usar e quais assuntos irá abordar.
“Mas como fazer isso Marta?”
A fórmula é simples, siga o funil de conteúdo da sua estratégia…
O funil de conteúdo se trata de uma estratégia de 3 etapas, onde, a cada etapa, o número de consumidores do seu conteúdo diminui, porém, se tornam mais conscientes das suas soluções e mais propícios a contratar os seus serviços contábeis.
Desse modo, o funil de conteúdo é composto por:
Topo de Funil
É onde ficam os conteúdos de interação e entretenimento.
Neste estágio, o cliente está nem aí para a contratação do seu produto – ainda…
Sendo assim, nem pense em falar de preço ou de qualquer aspecto relacionado diretamente à venda do seu serviço, aqui, é necessário vender a sua marca e os seus valores.
Sendo assim, produza conteúdo, como:
- Imagens para redes sociais, como datas comemorativas, frases motivacionais e gamings;
- Artigos para blog falando de um assunto muito abrangente que está ligado à sua área, mas não necessariamente à venda do seu serviço, como, por exemplo, “decoração de empresa”;
- Vídeos dando dicas para situações do dia a dia do empresário, gerando valor à sua marca, mas sem que você venda algo, necessariamente.
Meio de Funil
Agora, quando chegamos ao meio do funil, é necessário produzir conteúdo que já comece a abordar as dores do possível cliente, porém, sem falar de preços ainda.
Sendo assim, foque em sua área de atuação e nas principais dificuldades que as pessoas enfrentam hoje…
Dicas de conteúdo são:
- E-books, infográficos ou webinários que solucionem problemas relacionados à serviços que você aborda, como, por exemplo, “abertura de empresa”, “organização de fluxo de caixa” e “diminuição de custos”;
- Postagens em redes sociais ou campanhas focando em oferecer soluções para problemas atuais da persona;
- Vídeos falando sobre dificuldades ou sonhos almejados pela persona e como solucioná-las ou conquistá-los.
Boca de Funil
Por fim, na boca do funil, finalmente chegou o momento de VENDER!
Sendo assim, segundo as palavras de um dos maiores especialistas de SEO do Brasil na atualidade, Rodolfo Sabino, uma das maiores estratégias do funil de marketing é trabalhar 70% com boca e meio de funil e apenas 30% com topo de funil…
Como você pode conferir nesta live que eu fiz com ele:
Essa recomendação se dá porque, hoje, já existe muito conteúdo sobre quase tudo…
Sendo assim, ficar batalhando para conquistar espaço entre palavras-chave com muita busca ou assuntos falados por todo mundo pode não ser o caminho mais efetivo para conseguir resultados com a produção de conteúdo para escritório de contabilidade!
Desse modo, nesta etapa do funil, você deve focar que para produzir conteúdo que gere resultado, é preciso saber bem o que a sua persona considera como valioso para realizar a compra.
E é em cima dessas dores e desejos que você deve atuar.
Portanto, algumas dicas de conteúdo são:
- Landing Pages focadas na venda dos seus serviços;
- Sua página de contato;
- Vídeos de oferta, normalmente usados no final de lançamentos;
- Postagens nas redes sociais de promoções ou descontos;
- Páginas de especialidades ou serviços; entre outras.
Passo 3: Título: 75% dos seus visitantes não passam daqui
O título – ou a headline, como costumamos chamar – é o principal chamariz do seu conteúdo…
Isso acontece porque, devido a internet ser LOTADA de informação, acaba que o título se tornou a porta de entrada das pessoas decidirem por consumirem o seu conteúdo ou não.
E não pense que falamos apenas do nome do seu site, pois, thumbnails de YouTube, Imagens de Facebook e Instagram, links do Google… tudo isso pode ser considerado como headlines que têm grande possibilidade de aumentar os resultados do seu escritório de contabilidade.
Sendo assim, para que você não passe batido no olhar dos seus clientes – assim como provavelmente você mesmo já faz, ao ignorar as centenas de propagandas que vê por dia – é preciso sair do comum e explorar novas formas de tornar o seu conteúdo mais instigante e atraente.
E, segundo uma publicação da NeuroLogic, a melhor forma de fazer isso é entendendo a mente humana…
Desse modo, confira algumas das dicas dadas para fazer com que seus títulos gerem mais visitas – e mais resultados:
- Use números, os números dão segurança e “comprovam” uma certa autoridade em suas informações, assim, além de chamarem mais a atenção do leitor, acabam por trazer uma sensação de retorno garantido ao visitante;
- Crie títulos não muito curtos, não muito longos, um dos maiores desafios de se criar um bom título é fazer com que toda a mensagem seja passada por ele, contudo, você não precisa condensar ele demais ou exagerar a ponto de escrever um texto antes do texto… o ideal é usar de 5 a 9 palavras!
- Explore uma só sensação, ou as pessoas vão ganhar com o seu conteúdo ou elas vão saber como não perder, nunca misture os dois!
- Separe a headline em duas, no caso, neste artigo, eu usei isso, separei o título na chamada principal e em um subtítulo expliquei melhor o assunto abordado.
Passo 4: Impacto emocional
Nosso quarto passo para que você seja capaz de produzir conteúdo que gere resultado para o seu escritório contábil está ligado à técnica de escrita persuasiva, copywriting!
Aqui, o ideal é que seu conteúdo seja tão bom que encha o seu visitante de vontade de colocá-lo em prática e transformar a sua realidade!
Para isso, você precisa definir uma big ideia – que é assunto para uma próxima postagem – e com esse conceito em mente, que se trata da grande sacada do seu conteúdo, você cria a sua lead – lead, nesse caso, é o primeiro bloco de texto do seu conteúdo, focado inteiramente em causar um forte impacto emocional.
Quer um exemplo de lead da vida real? Uma loja de carros de luxo…
O impacto emocional de se ver pilotando um deles, com aquelas vitrines luxuosas, é tão grande que, caso você tenha poder aquisitivo, a vontade de entrar e comprar é imensa!
O mesmo deve acontecer com as pessoas que visitam suas postagens…
Elas devem se sentir tão conectadas com o início do seu conteúdo que a única ação que elas devam tomar é continuar lendo…
O que nos leva para o próximo passo…
Passo 5: Lógica
Uma vez que você tenha criado toda essa expectativa, você não pode simplesmente produzir um conteúdo que não coincida com o que prometeu ou alertou…
É como diz o ditado…
“As pessoas agem pela emoção e justificam com a razão!”
Sendo assim, uma boa técnica é rever o seu lead e identificar todas as objeções possíveis, exemplo:
- Mas esse serviço é caro?
- O que essa contabilidade tem de especial?
- Como ela vai reduzir meus impostos?
- O preço que eu vou pagar é menor do que os impostos que eu vou reduzir ou a economia que eu vou garantir?
Após essa primeira etapa, elabore respostas para essas objeções, mas as respondendo sem as deixar explícitas, afinal, nem todos os leitores têm as mesmas objeções. Exemplo de respostas:
- “Contabilidade que cabe no seu bolso”;
- “Contabilidade Consultiva”;
- “Recuperação e Planejamento Tributário”;
- “Economia para cada porte de empresa, conheça o melhor plano para a sua realidade financeira”.
Passo 6: Chamada para ação
Por fim, se você não lembrar as pessoas de contratar seus serviços – não duvide – elas não vão contratar!
Muitas vezes, as pessoas estão envolvidas com o seu conteúdo, querem saber mais sobre o seu escritório contábil, têm condições financeiras para contratar os seus serviços, mas unicamente porque você não as lembrou de agir, elas não agem…
Sendo assim, sempre que for produzir conteúdo para o seu escritório de contabilidade, lembre-se de usar uma chamada para ação – o que chamamos de CTA!
Conte com o Grupo DPG
E, por fim, chegou o momento de eu fazer o meu CTA!
Portanto, assim como eu previ na introdução deste artigo, se você leu ele até o final, suas ações são duas:
- Aplique essas dicas por você e veja seus resultados crescerem, de acordo com o seu esforço.
OU
- Clique no ícone de WhatsApp abaixo e fale com a minha equipe de atendimento para garantir o melhor plano de produção de conteúdo para o seu escritório!
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