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Entenda de uma vez por todas o que é a produção de conteúdo multimídia e de que forma essa ferramenta potencializa a autoridade e alcance da sua contabilidade!
Hoje, você vai entender cada ponto crucial sobre a produção de conteúdo multimídia e como aplicar para promover o seu escritório contábil
Não foram poucas as vezes que recebi mensagens como “Marta, o que preciso fazer para iniciar no marketing digital?”, “Como construo a autoridade do meu escritório?”, “Como aumentar a eficiência das campanhas patrocinadas?”.
Todos esses são questionamentos comuns e muito pertinentes para uma estratégia sólida de marketing digital, afinal, é preciso compreender como consolidar o seu escritório como referência.
Para que o seu público-alvo enxergue o seu escritório contábil como uma autoridade no que faz, confie no seu serviço e queira optar pelo que o seu escritório tem a oferecer, é preciso fazer com que o público conheça todo o conhecimento e potencial da sua contabilidade.
Nesse cenário, para conseguir alcançar essa autoridade, ser referência e obter bons resultados, é preciso conhecer e aplicar algo fundamental: a produção de conteúdo multimídia.
Sabendo disso, preparei este conteúdo especialmente para tratar sobre isso, explicando do que se trata a produção de conteúdo multimídia, os benefícios que podem ser gerados para a sua contabilidade e como isso vai potencializar o seu marketing digital.
Dessa forma, ao finalizar a leitura deste artigo, você terá todo o conhecimento que precisa para entender a importância e que caminho seguir para se tornar uma autoridade.
Por isso, meu conselho já nesta introdução é: prepare o seu bloco de notas para tirar desse conteúdo os pontos centrais que servirão de base para potencializar o seu negócio.
E sem mais delongas, vamos ao conteúdo.
Conteúdo multimídia – o que é?
O surgimento da internet e o uso massivo dela transformou completamente a comunicação como um todo.
Ou seja, enquanto há 10, 15 anos atrás os conteúdos de uma empresa eram focados para uma mídia, como conteúdos na televisão, outros em jornais, revistas e afins, hoje uma mesma empresa pode ter seus conteúdos disponibilizados em diferentes plataformas ao mesmo tempo.
A internet abriu portas para que novas possibilidades fossem exploradas, a fim de que conteúdos fossem compartilhados e para que um público maior fosse alcançado.
Justamente por isso, hoje, estar presente no digital é imprescindível, pois não conhecer e usufruir disso é o mesmo que dar as costas para diversas possibilidades de fazer com que o seu negócio seja visto e lembrado.
Sendo assim, o conteúdo multimídia nada mais é do que produzir conteúdo sobre um assunto voltado para diversas mídias, como, por exemplo:
Todas as plataformas digitais são uma possibilidade de produzir conteúdo para o seu público, e a internet é uma grande viabilizadora disso.
Inclusive, temos um artigo especialmente sobre como você pode aplicar um marketing de conteúdo para sua contabilidade, que você pode conferir ao finalizar esse artigo.
https://grupodpg.com.br/marketing-de-conteudo-para-contabilidade-2-2/
Dessa forma, ao produzir conteúdo multimídia você consegue atingir um público maior, afinal, tem pessoas que preferem consumir conteúdo escrito, outras preferem textos mais curtos e objetivos, outras preferem vídeos, podcasts, e assim sucessivamente…
Quanto mais mídias você explora, maior o potencial de alcançar clientes com o seu público.
Contudo, para isso, é preciso se atentar a aspectos como:
- Qualidade do conteúdo;
- Frequência de postagens;
- Estudo do público-alvo;
- Nicho para produção de conteúdo.
Cada mínimo detalhe precisa ser considerado minuciosamente para que você obtenha resultados com a produção de conteúdo multimídia, e nós falaremos muito mais sobre isso ao longo do artigo.
Quais as mídias adequadas para um escritório contábil?
Uma dúvida muito comum é sobre quais são as mídias adequadas para que uma contabilidade produza conteúdo, e preciso te dizer que não tem uma resposta certa para isso.
As mídias adequadas, o formato do conteúdo e todas as demais especificidades irão depender do seu público-alvo, do nicho que você tem a intenção de atingir.
Ou seja, de acordo com a análise do público você pode identificar quais são as mídias que seu público costuma consumir conteúdo e explorá-lo para que você disponibilize conteúdo relevante para essa audiência.
Com esse trabalho de estudo do público, torna-se possível direcionar mais adequadamente todo o conteúdo produzido para as mídias adequadas.
Entretanto, de forma geral, estar no máximo de mídias possíveis tende a aumentar as chances de captação de clientes, o importante é sempre prezar por um conteúdo relevante e de qualidade.
E para que você entenda de forma completa como a produção adequada de conteúdo multimídia pode transformar seu escritório contábil, confira esta publicação aqui do nosso blog, que com certeza já irá te dar ideias e esclarecer pontos importantes sobre a produção de conteúdo.
https://grupodpg.com.br/o-que-a-producao-de-conteudo-pode-fazer-por-sua-contabilidade/
Importância da produção de conteúdo
O artigo que disponibilizei é bem esclarecedor em relação à importância da produção de conteúdo, contudo, vou ressaltar alguns pontos relevantes sobre o assunto.
Você pode compreender a importância de produzir um conteúdo de qualidade para o seu escritório contábil só de analisar o que você está fazendo agora…
Ao ler esse artigo, você está adquirindo conhecimento valioso sobre como se posicionar digitalmente por meio de conteúdo multimídia, o que demonstra a autoridade que o Grupo DPG tem para tratar sobre o assunto.
Quando o público da sua contabilidade encontra seu conteúdo e enxerga valor nele, também irá enxergar a autoridade que sua contabilidade tem e que o seu escritório tem a expertise para oferecer serviços contábeis de qualidade, ou seja, aumenta as chances de a pessoa que está consumindo o conteúdo se tornar cliente.
Dessa forma, mais do que entender a importância do conteúdo, é preciso saber como entregar com qualidade.
Por isso, preparei algumas dicas que são válidas para a produção de conteúdo multimídia, sendo uma base para que tudo que você produz tenha uma qualidade indiscutível.
E além disso, tem um outro post disponível aqui no blog da DPG especialmente sobre o assunto.
https://grupodpg.com.br/como-produzir-conteudo-para-o-seu-escritorio-contabil/
Definição de público-alvo
É impossível produzir um conteúdo multimídia de qualidade sem saber para quem está sendo direcionado esse conteúdo.
Por isso, a definição de público-alvo é um passo de extrema importância.
Para isso, é essencial realizar um estudo do mercado e identificar pontos como:
- Dores do seu público;
- O que tem sido buscado;
- Quais são as principais dúvidas;
- Quais as chances desse público se tornar cliente.
Com isso, você terá em mãos quem é o seu público-alvo com potencial para se tornar cliente e irá produzir conteúdos de acordo com o que identificou nos pontos que mencionamos.
É importante nichar o público e ter muito claro que não adianta tentar falar com diversos públicos-alvo de uma vez, pois, no fim, acabará não atingindo efetivamente nenhum.
Sendo assim, foque em se comunicar com um público por vez, identificando quais são as principais necessidades e de que forma o conteúdo que você disponibiliza pode mostrar que a sua contabilidade é uma excelente opção.
Como definir conteúdo relevante?
Tendo o público-alvo definido, o próximo desafio a ser enfrentado é compreender como definir um conteúdo realmente relevante.
Afinal, o tempo de cada pessoa é valioso e cada pessoa opta por utilizá-lo com o que considera relevante de alguma forma.
Ou seja, de nada adianta produzir muito conteúdo multimídia se a realidade é que os assuntos não são relevantes para o público e, consequentemente, eles não irão consumir o que foi produzido.
Por isso, é essencial definir um conteúdo realmente relevante, sendo que, para isso, é preciso:
- Conhecer as dores do seu público;
- Conhecer os desejos do seu público;
- Entender quais são as dificuldades que eles enfrentam;
- Buscar por temas que ofereçam soluções; entre outros.
De forma geral, é preciso pensar minuciosamente quais são as necessidades que o seu público-alvo tem e definir conteúdos os quais irão atender essas necessidades.
Com isso, você garante a relevância do conteúdo que produz.
Para sintetizar como você pode produzir um conteúdo assertivo de eficiência dentro do marketing digital, confira esse vídeo breve de 2 minutos e 20 segundos para fechar esse tópico.
Calendário de conteúdo
Outro aspecto de extrema importância para um conteúdo multimídia de qualidade e relevância é a elaboração de um calendário de conteúdo.
Quando você tem um calendário bem estruturado, torna-se mais simples organizar em quais mídias o conteúdo será postado, em qual horário, com qual frequência e demais detalhes pertinentes.
Além disso, o calendário torna mais simples a produção de conteúdo em si, auxiliando inclusive a garantir que um conteúdo se relacione com o outro, criando uma harmonia entre tudo que é produzido e disponibilizado.
Vivemos em uma sociedade que está constantemente mudando, novidades surgem o tempo todo e, por isso, é essencial que seu calendário de conteúdo acompanhe as novidades.
Dessa forma, o tempo máximo que recomendo de calendário de conteúdo é de 3 meses, garantindo, assim, que você não corra o risco de que um conteúdo que foi planejado já não seja mais relevante após um período de tempo.
Alguns pontos imprescindíveis para montar um bom calendário de conteúdo são:
- Definir os conteúdos;
- Datas de publicação;
- Horários de publicação;
- Quais mídias serão disponibilizadas.
Tudo isso é muito importante para que seja mantida uma organização em relação ao que será publicado.
É importante observar quais são os horários, dias e mídias que seu público mais consome os conteúdos, pois isso irá auxiliar a definir com cada vez mais assertividade os pontos que mencionei anteriormente.
Como vender pelo conteúdo?
A produção de conteúdo tem um potencial para venda muito grande, basta saber como explorar!
Isso se deve ao fato de que quando alguém consome seu conteúdo, que é de qualidade, relevância e multimídia, é criada uma relação de confiança e autoridade em relação à sua contabilidade.
Com essa confiança estabelecida, torna-se muito mais simples aos poucos mencionar mais os serviços que seu escritório oferece, de forma a atrair o público para a venda.
As chances da venda se concretizar se tornam muito maiores justamente porque o potencial cliente já estará familiarizado com a sua contabilidade, saberá da autoridade e da expertise que você tem.
Para que você saiba como vender conteúdo de forma mais eficiente, basta conferir este conteúdo que preparei para você em formato de vídeo:
Funil de vendas
Um ponto essencial que preciso ressaltar em relação a como vender pelo conteúdo é o funil de vendas.
O funil de vendas é aplicado em diversas situações, inclusive na produção de conteúdo multimídia.
Ele consiste em:
Fonte: Atom Digital
Quando o seu conteúdo multimídia é produzido de acordo com o funil, você realiza um trabalho de topo de funil, onde irá tratar sobre as dores gerais que o seu cliente possui, dar dicas práticas para o dia a dia e não falar sobre os seus serviços contábeis no primeiro momento.
Ao afunilar para o médio do funil, você já pode começar a especificar mais os assuntos, tratando de pontos em que já seja possível mencionar de forma breve como uma contabilidade pode auxiliar, contudo, ainda pensando em oferecer soluções e respostas para questões gerais.
E ao chegar no fundo do funil, os consumidores do seu conteúdo já terão confiança no que você diz e, quando você direcionar os conteúdos para os serviços contábeis do seu escritório, as chances de que eles optem por contar com seus serviço se tornam cada vez maiores.
Sendo assim, é crucial levar isso em consideração na produção de seu conteúdo multimídia.
Como se destacar da concorrência?
A internet abriu tantas portas que, em dado momento, parece que está todo mundo produzindo conteúdo multimídia, não é mesmo?
Dessa forma, como não ser apenas mais um?
Esse é um questionamento pertinente, pois buscar por formas de se destacar da concorrência é essencial para que o seu conteúdo tenha diferenciais e, assim, você consiga mostrar a excelência da sua contabilidade.
Sendo assim, para isso é preciso colocar em prática tudo o que apresentei até aqui, ou seja, focar na relevância, qualidade e compreensão das necessidades do público.
Além disso, é importante estudar o mercado e estar sempre atento ao que seus concorrentes estão produzindo, quais assuntos são tendências e, a partir disso, pensar em como você pode agregar mais valor e atratividade para os seus conteúdos.
A própria utilização de diversas mídias auxilia a te destacar da concorrência, pois muitas vezes você pode ter seu conteúdo disponibilizado em uma mídia que seu concorrente direto não utiliza, fazendo com que o público-alvo tenha contato apenas com o seu conteúdo.
Conteúdo multimídia como aliado da campanhas patrocinadas
As campanhas patrocinadas são um recurso de extrema importância utilizado no marketing digital, podendo ser muito efetivas para conquistar clientes.
Muitos clientes aqui da DPG já chegaram querendo investir direito em campanhas patrocinadas, afinal, de fato, geram um resultado significativo.
Contudo, para potencializar esses resultados e aproveitar ao máximo o retorno que o investimento nas campanhas pode proporcionar, investir primeiro no conteúdo multimídia é de extrema importância.
Isso porque, como já mencionei em outros pontos do artigo, é a produção de conteúdo multimídia que vai consolidar a autoridade da sua contabilidade, evidenciando ao público toda a expertise que você possui.
Quando você tem conteúdo sendo produzido e publicado de forma coerente e estrategicamente planejada, a eficiência das campanhas que você realiza aumenta.
Afinal, imagine o seguinte cenário: um potencial cliente vê o anúncio do seu serviço contábil e, antes de entrar em contato, decide buscar pelas mídias para obter mais informações sobre a sua contabilidade.
Quando você tem a produção de conteúdo multimídia bem consolidada, o que o potencial cliente irá encontrar diz respeito a diversos conteúdos pertinentes e que poderão o auxiliar, o que faz com que a confiança na sua contabilidade aumente e as chances de o contato ser realizado com intuito de já fechar negócio sejam maiores.
Sendo assim, o conteúdo multimídia é um aliado para que suas campanhas sejam ainda mais eficientes.
Para evidenciar isso de forma clara, separei este vídeo especialmente sobre o assunto para que não restem dúvidas sobre.
E para finalizar essa questão das campanhas patrocinadas, vou apresentar os 3 pontos que a produção conteúdo multimídia proporciona para potencializar os resultados das campanhas.
Relevância do conteúdo
Ao aplicar tudo que já mencionei sobre como garantir relevância para os conteúdos que você produz, toda a relevância gerada para a sua contabilidade auxilia na eficiência das campanhas.
Isso ocorre justamente porque quando o público visualiza que você compreende quais são as dores existentes, tendem a confiar que os serviços são adequados para atender essas dores de forma eficiente.
Marca do seu escritório
A marca, também conhecida como branding, do seu escritório contábil, é uma questão de extrema importância para o êxito de todas as suas ações de marketing.
Quando você consolida uma marca, automaticamente o público te reconhece como uma autoridade, e a produção do conteúdo multimídia é fundamental para que você consiga construir o branding do seu escritório.
Inclusive, esse assunto foi tema do segundo episódio do podcast MKT Além de Conta, que está sendo realizado semanalmente no canal do YouTube da DPG, e você pode conferir este conteúdo aqui:
Resultado da união do orgânico com o patrocinado
Por fim, o conteúdo multimídia como potencializador dos resultados das campanhas é a união do orgânico com o patrocinado.
O resultado é relevância orgânica no Google, muitos leads obtidos por meio das campanhas e resultados extraordinários para o seu escritório contábil.
Com isso, fica claro como a presença de conteúdo multimídia é de extrema importância para o seu escritório, não é mesmo?
Como colocar em prática a produção de conteúdo multimídia
Agora que já falamos sobre todos os principais pontos do conteúdo multimídia e dos impactos que causa, vamos a um ponto crucial: como colocar em prática.
Afinal, com todas as informações que apresentei até aqui, não tem como discordar que a produção de conteúdo multimídia é uma estratégia valiosa para o seu negócio, por isso, é importante saber como colocar isso em prática nas mídias do seu escritório contábil.
Para isso, eu preciso deixar muito claro que é preciso se comprometer com esse objetivo, estando disposto(a) a produzir conteúdo, gravar vídeos, comunicar-se com o público e realmente se empenhar em obter bons resultados na utilização de diversas mídias.
Considerando isso, vou falar sobre os três principais pontos aos quais você precisa se atentar para conseguir colocar a produção de conteúdo multimídia em prática e obter resultados cada vez mais expressivos para o seu negócio.
Como perder a timidez?
O audiovisual permite uma série de possibilidades muito úteis, além de o consumo de vídeos ser muito presente em diversos públicos.
Isso porque vídeos viabilizam uma interação mais dinâmica com o conteúdo, além de te manter mais conectado(a) com quem te assiste, possibilitando que o público associe você à autoridade do seu escritório.
Contudo, para conseguir gravar conteúdos em formato de vídeo, seja para o YouTube, IGTV ou outra mídia, é preciso perder a timidez e conseguir se expressar adequadamente para que:
- O conteúdo seja passado adequadamente;
- O vídeo seja atrativo;
- Você passe clareza nas informações.
Ou seja, é necessária uma desenvoltura para conseguir se comunicar adequadamente com o seu público, com o vocabulário adequado e um conteúdo completamente voltado para trazer o máximo de informações pertinentes possíveis.
E para auxiliar com isso, está disponibilizado um vídeo especialmente para que você saiba como vencer a timidez e trabalhar no desenvolvimento dessa desenvoltura para a criação de vídeos.
Interação com o público-alvo
A interação que você estabelece com com o seu público-alvo é fundamental para que todo seu conteúdo multimídia seja bem recebido.
Ou seja, é preciso conhecer o seu público e utilizar o máximo de recursos possíveis para interagir com ele, pois com isso você demonstra que:
- Quer ouvi-lo;
- Que o conteúdo é pensado para ele;
- Receptividade para sugestões; entre outros pontos importantes.
Sendo assim, fazer uso de ferramentas como a caixinha de perguntas no Instagram, realização de enquetes e conteúdos multimídia com um bom CTA são pontos fundamentais.
Com essa interação, você inclusive consegue adquirir uma série de informações pertinentes para que o conteúdo produzido seja cada vez mais eficiente e coerente com as necessidades do seu público-alvo.
Relacionamento com o cliente
Apesar de eu estar falando bastante sobre como conquistar clientes, é preciso pensar também no pós-venda de cada cliente, ou seja, no relacionamento que você estabelece com eles.
Sendo assim, você pode utilizar o conteúdo multimídia para nutrir o relacionamento com o cliente, trazendo conteúdos que sejam relevantes e úteis para eles.
Com isso, você inclusive abre portas para a venda de outros serviços que a sua contabilidade oferece, pois os seus clientes irão sentir que mesmo após fechar a venda o cuidado com as necessidades que eles possuem segue sendo uma prioridade.
Isso se torna até mesmo um diferencial que pode levar à captação de clientes por indicação.
Por isso, invista no seu relacionamento com o cliente.
O poder das redes sociais
Quando falamos em multimídias, é impossível não falar sobre o poder que as redes sociais têm.
Como eu mencionei lá na introdução do artigo, a internet se estabeleceu e transformou a comunicação como um todo e o uso das redes sociais é uma grande prova disso.
Atualmente, praticamente todas as pessoas estão conectadas nas redes sociais, nem que seja apenas para consumir conteúdos de pessoas e empresas que consideram pertinentes.
Por isso, as redes sociais são um campo vasto de oportunidades para o seu conteúdo multimídia.
Saber explorar o poder que a utilização das redes sociais proporciona é prezar pelo êxito do negócio, sendo assim, é algo indispensável.
E algo que preciso que você, contador e contadora, tenha muito claro em mente é que pessoas se comunicam com pessoas, criam conexões com pessoas e confiam em pessoas, por isso, o seu conteúdo multimídia precisa ter uma identidade visual que comunique o que for necessário às pessoas que fazem sua contabilidade funcionar, bem com ter uma linguagem adequada e, claro, é preciso que você apareça.
Mas para um conteúdo completamente focado na criação de conteúdo para as redes sociais, você pode conferir o artigo que separei sobre o assunto.
https://grupodpg.com.br/como-fazer-uma-boa-criacao-de-conteudo-para-as-redes-sociais/
Agora, falarei sobre os aspectos que são fundamentais para que você utilize o poder das redes sociais para conseguir resultados com o conteúdo multimídia
Utilize a criatividade
A criatividade é o caminho para o diferencial e para a identidade do seu escritório contábil nas redes sociais.
Sendo assim, não hesite em inovar na criação dos conteúdos, utilizar da criatividade para trazer um conteúdo de forma divertida e interativa.
Com isso, a tendência é que os resultados obtidos sejam cada vez melhores.
Produza conteúdo que seu público quer consumir
Como já mencionei em outros tópicos desse artigo, você precisa produzir o que seu público quer consumir.
Caso contrário, será apenas desperdício de tempo para produzir um conteúdo que não irá gerar nenhum resultado.
Por isso, esteja sempre estudando seu público, atualizando-se e buscando oferecer o melhor, com isso, o seu conteúdo multimídia irá gerar resultados simplesmente extraordinários.
Acompanhe as tendências
Estar atento às tendências é fundamental, ou seja, acompanhar o surgimento de novas redes sociais que podem ser utilizadas para a produção de conteúdo multimídia, assuntos que estão se popularizando e que se relacionam com os seus serviços e o surgimento de novas dores e desejos em seu público-alvo.
Acompanhar as tendências é uma excelente forma de manter o seu conteúdo relevante e mostrar que seu escritório está a todo tempo preparado para realizar um trabalho impecável.
E uma dica de ouro que dou em relação a isso é estar sempre atento aos conteúdos disponibilizados nas mídias do Grupo DPG, pois seja aqui no blog, redes sociais ou YouTube, estamos sempre trazendo conteúdos pertinentes para o mercado contábil.
A qualidade é a chave para um bom conteúdo
Sempre vale ressaltar que a qualidade é a chave para os bons resultados.
Se houver empenho e a produção de conteúdos multimídia que prezam pela qualidade, aplicando tudo que apresentei aqui, a qualidade dos seus serviços será transmitida só pelos conteúdos que você disponibiliza.
Tudo que você realiza com qualidade proporciona bons resultados, satisfação e relevância, por isso, sempre preze pela qualidade de todo o conteúdo que é disponibilizado em cada uma das mídias do seu escritório contábil.
O grande desafio: cuidar do escritório e produzir conteúdo
No início do artigo eu prometi que traria um conteúdo completo e, por isso, não poderia deixar de abordar um grande desafio que todo contador enfrenta: a gestão de tempo para cuidar de tudo.
Afinal, sei bem que cuidar do escritório, cumprir com cada responsabilidade e garantir a realização de um serviço impecável para cada cliente não é nada fácil, sendo assim, como encontrar tempo para conciliar todas as atuais atividades do escritório com a produção de conteúdo multimídia que atenda a todos os pontos que eu trouxe nesse artigo?
E a resposta para isso é simples: contando com especialistas que estarão focados em cuidar de tudo isso de forma impecável para você.
Até porque colocar tudo o que eu apresentei em prática demanda, sim, trabalho, empenho e expertise em conteúdo para as diversas mídias digitais existentes.
E da mesma forma que para a plena conformidade e controle financeiro de uma empresa nada melhor do que contar com um bom serviço contábil, para que seu escritório contábil tenha um conteúdo multimídia digital impecável e uma presença digital de poder, nada melhor do que contar com especialistas em marketing digital contábil.
Com o suporte adequado, você consegue resolver esse grande desafio e garantir resultados espetaculares.
O Grupo DPG é seu aliado!
Quando se trata de marketing digital contábil de qualidade, que entende o mercado, que dispõe de ferramentas e uma equipe preparada para realizar um trabalho minucioso e impecável, você pode contar com o Grupo DPG.
Aqui, temos profissionais que compõem equipes completas, preparadas para cuidar de:
- Redação;
- Design;
- Desenvolvimento;
- Planejamento;
- Mídias;
- Tráfego; e muito mais!
Além de garantirmos um atendimento e suporte impecáveis para estar ao seu lado sempre.
Com isso, você tem todos os recursos necessários não só para um bom conteúdo multimídia, mas também para um marketing digital completo.
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