Funil de vendas para contadores: Oportunidades não voltam!

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Funil De Vendas Para Contadores Oportunidades Nao Voltam - Grupo DPG | Marketing Contábil Além da conta!

Quantas oportunidades você ainda vai perder por não ter um funil de vendas capaz de transformar leads em clientes?

Senta que lá vem história… 💭

 Um homem está caminhando lentamente por uma avenida movimentada, quando, de repente, se vê em frente a uma enorme loja de calçados. Era uma loja muito bonita e chamativa, haviam luzes por toda a sua fachada e letreiros que faziam com que todos que passassem por ali se sentissem obrigados a, no mínimo, desviar o olhar fixo do caminho que seguiam para compreender o que eram aquelas luzes ofuscantes e tão lindas. 

Num segundo momento, ainda parado defronte à loja, o homem percebe que há um belo par de sapatos na vitrine e que, por ventura, ele ficaria muito elegante com um de seus ternos mais queridos. 

Ao entrar na loja, o homem em questão não vai até um vendedor e pede para experimentar o calçado; ele apenas se dirige até a vitrine interna e o observa. Quando vira-se de costas, ele percebe que a loja está cheia de outros calçados, acessórios e roupas que o serviriam muito bem. Sendo assim, ele passa a caminhar por entre os enormes corredores que dividem cada um dos setores, e é neste momento em que ele é abordado por um vendedor da loja que pergunta se ele precisa de ajuda, no entanto, o homem agradece e diz que está apenas analisando o que pretende – ou não – levar.

Logo após responder ao vendedor, o homem volta a caminhar e observar os produtos, mas o funcionário passa a segui-lo por todo o departamento, perguntando insistentemente o que ele pretende levar, além de oferecer diversos produtos que não tinham ligação alguma com o gosto e perfil do cliente. Dessa maneira, o homem agradece ao vendedor e se retira da loja.

Você já se viu em alguma situação parecida com essa, amore? 

A analogia pode até parecer estranha, já que estamos falando do funil de vendas para contadores, mas eu vou te explicar exatamente o que ela significa e, é claro, a sua relação com essa ferramenta, assim como essa simples história vai mudar a sua percepção de mercado e o modo como pratica suas vendas. 

Todos sabemos muito bem que empreender é uma tarefa complicada e que exige de nós inúmeras qualidades, adaptações e muita, mas muita resiliência mesmo para compreender que, feliz ou infelizmente, as coisas não funcionam da maneira como queremos e, principalmente, que os clientes não acordam pela manhã pensando em como seria espetacular contratar os nossos serviços. Afinal de contas, se esse fosse o caso, não haveria a mínima necessidade de definir um funil de vendas ou de criar estratégias para melhorar as vendas, não é mesmo? 

Sendo assim, já que os resultados não caem do céu, eu vou te explicar o que é o funil de vendas para contadores e como ele funciona – mas fique tranquilo, a história eu não vou precisar explicar, as próprias fases dessa estratégia vão deixar bem claro o motivo pelo qual o homem saiu da loja sem levar nem um produto, mesmo tendo gostado de vários. 

E então, amore, vamos lá? 😍

Boa leitura!

O que é o Funil de Vendas para Contadores?

Bom, primeiramente, o funil de vendas para contadores é exatamente o que você precisa para não ser o vendedor da história que eu te contei… mas a definição vai um pouco além disso.

Em aspecto gerais, podemos definir o funil de vendas para contadores como sendo uma ferramenta utilizada em conjunto com outras estratégias de marketing digital para que seu prospect deixe de ser apenas um espectador do seu site e passe a ser um cliente, assim como você espera que aconteça.

Sendo assim, essa estratégia faz com que o consumidor passe por fases que vão desde a descoberta de um problema ou necessidade até o momento de compra, onde você e sua equipe comercial deverão entrar em contato para, assim, efetivar a venda.

Contudo, amore, é necessário ter em mente que, assim como o personagem principal da nossa história, não importa o quão reluzente e pomposo é o seu serviço, ou  o quanto o seu futuro cliente precisa dele, se você não compreender o perfil do seu público e, é claro, souber o momento exato para entrar em contato sem gerar distanciamento e diminuindo ao máximo as objeções.

Dessa maneira, o funil de vendas para contadores, assim como eu disse acima, faz com que seus prospects passem por diferentes fases, sendo elas:

  • Topo de Funil;
  • Meio de Funil;
  • Boca de Funil.

Essas fases têm como objetivo principal fazer com que seu cliente seja educado para consumir os serviços que você, meu querido contador, oferece e gerar valor aos resultados que serão entregues.

No entanto, é muito importante ter em mente que definir o funil de vendas para contadores da maneira errada pode, simplesmente, acabar com qualquer estratégia e chance de aumentar as vendas da sua empresa contábil. Então, vamos entender melhor o que cada uma dessas fases representa para que você consiga fazer o seu da maneira certa!

Funil de Vendas para Contadores: Topo de Funil

O Topo de Funil ou Top of the Funnel é o primeiro estágio do funil de vendas para contadores. 

Sendo assim, este momento da estratégia desempenha funções que a grande maioria das pessoas nem mesmo se dá conta de que existem, como, por exemplo, o processo de “ativação do prospect”. Ou seja, a fase de topo de funil tem como objetivo principal fazer com que o usuário do seu site compreenda que ele tem um problema a ser resolvido. 

Dessa maneira, a melhor forma de nutrir os seus leads é fazendo com que eles naveguem no seu site através de conteúdos de qualidade capazes de agregar o máximo de informações possíveis. 

Porém, assim como já era esperado, para que seu funil de vendas para contadores dê certo, é necessário, já no primeiro momento, ter totalmente definidas as informações sobre o seu futuro cliente, assim como a compreensão sobre os possíveis problemas, dores e sonhos. Afinal de contas, de nada adianta tentar convencer o cliente de que ele tem um problema que não faz parte do dia a dia dele, correto?

Dessa forma, caso ainda não tenha uma persona definida, opte por conteúdos mais amplos e abrangentes, como, por exemplo, a declaração do Imposto de Renda do ano vigente. Mas, lembre-se sempre que utilizar conteúdos generalistas pode fazer com que seus leads sejam captados sem nenhuma qualificação e que, portanto, as chances de transformá-los em clientes será muito mais baixa. Ou seja, identifique o seu público-alvo e sua persona!  

Visto isso, além de ter definidas as informações acima, é preciso pensar adiante: crie materiais ricos, como eBooks, Infográficos e Paper Whites, assim como uma Landing Page, para que seja possível captar dados de contato. 

Sendo assim, os materiais ricos funcionarão como uma moeda de troca: você disponibiliza informações que agregar facilidades e o prospect, em troca, te dá as informações de contato, como, por exemplo, o e-mail e número de telefone. 

Após a conversão, é hora de irmos para a próxima fase do funil de vendas para contadores: o Meio de Funil.  

Funil de Vendas para Contadores: Meio de Funil

Assim como o próprio nome indica, essa fase representa o meio do funil de vendas para contadores, onde o ideal é fazer com que seu futuro cliente crie uma ligação entre o problema, dor ou necessidade apresentada e as soluções que a sua empresa oferece a ele. 

Parece simples, não é, amore? Mas tem um pequeno detalhe neste ponto que é primordial: 

O seu cliente deverá ligar uma informação à outra com base em indicações muito sucintas que serão feitas ao longo dos materiais disponibilizados.

Sendo assim, já que a ideia é aproximar o cliente da sua empresa contábil, invista em conteúdos que o ajude a identificar e compreender as características do problema, fazendo com que ele tenha a impressão de simplicidade. Ou seja, demonstre empatia e aborde diretamente as dores e sonhos que esse público apresenta.

Dessa forma, apresente a sua empresa nas entrelinhas e exponha provas sociais capazes de gerar confiança e o desejo de melhora. 

Nessa fase do funil de vendas para contadores, levando em conta o fato de você já ter em mãos os dados de contato do seu futuro parceiro de negócios, é a hora de começar a se aproximar. Para isso, desenvolva e-mails marketing baseados na página em que seu prospect converteu e os dispare com uma frequência determinada, sem deixar que o lead esfrie, para, assim, quando chegar ao momento de compra, ele lembrar de você e ver que, muito além de vender, sua intenção é agregar resultados e novas possibilidades a empresa dele.

Visto isso, finalmente chegamos onde você mais estava esperando, amore, o momento de transformar tanto esforço em mais clientes para a sua carteira. 🤑

Funil de Vendas para Contadores: Boca de Funil

A etapa boca de funil é o momento de “atacar” com jeitinho e muita sabedoria. Afinal de contas, você não vai querer desperdiçar todo o trabalho que desenvolveu antes, certo?

Sendo assim, esse é o momento de avaliar o perfil do seu cliente ideal e entrar em contato de acordo com as possibilidades que ele gera. Existem inúmeras formas de fazer o primeiro contato, mas leve em consideração o fato de que quanto mais agressivo você for, maiores serão as chances de espantar o seu cliente, assim como na história que você leu no início do editorial. 

Dessa maneira, aborde o seu lead baseado em estratégias, sem afobação e com muita disponibilidade para ouvir e compreender as necessidades que ele apresenta, porque, acredite, vender por vender não adianta nada e a consultividade tem se tornado cada vez mais a alma de uma venda bem sucedida e capaz de fidelizar clientes para, assim, mantê-los com você por muuuuuuuuuuuuito tempo!

Terminadas todas as fases, podemos dizer que uma estratégia de funil de vendas foi feita corretamente quando atinge os objetivos que você definiu e consegue transformar a leads em clientes sem a necessidade de empurrar o seu serviço e, muito menos, sem a necessidade de demonstrar desespero no momento de apresentar os serviços e concretizar a parceria.

E então, amore, o que achou do meu artigo sobre funil de vendas para contadores? Gostou das informações? 😍 Não esquece de me contar tudo isso aqui embaixo, na caixa de comentários!

E, é claro, amore, se você realmente quer implementar uma tarefa capaz de mudar os resultados do seu escritório através do funil de vendas para contadores, me chama no “Zap”! Eu tenho uma equipe TOP que está só te esperando para fazer você voar!

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