Marketing de Conteúdo para Empresas de Contabilidade: Um livro julgado pela capa!

Marketing de Conteúdo para Empresas de Contabilidade: Um livro julgado pela capa!

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Marketing Digital Contábil

Os artigos publicados no blog de sua empresa de contabilidade devem ser relevantes, úteis, consistentes e importantes para quem?

Para o seu Público Alvo!

O Marketing de Conteúdo para Empresas de Contabilidade é uma abordagem estratégica do Marketing Digital Contábil de resultados. Sendo assim, você não deve “publicar simplesmente por publicar” artigos aleatoriamente nos feeds de suas mídias sociais (Linkedin e Facebook) ou ficar apenas compartilhando artigos de outros sites em seu blog só porque você julga que isso é relevante para o seu público de interesse. Você precisa ter estratégias bem estruturadas, com objetivos bem definidos, além de ter que pensar na forma como este conteúdo será organizado e apresentado aos visitantes do site.

Você deve primeiro planejar e estruturar alguns pontos, tais como:

  • A definição de um público alvo (nicho), isto é, que tipo de mercado ou indústria você quer atender? Comércio, Indústria, Prestadores de serviços, Terceiro Setor, dentre outros?
  • Segmentar o Nicho trabalhado, por exemplo: Você quer atender o comércio varejista? Qual o tipo de comércio – Vestuário, Calçados, Roupas Esportivas, Supermercados, hipermercados, etc.
  • Você pode segmentar também por faixa de honorários, tipos de serviços, porte de empresas, regime tributário, quantidade de funcionários, etc.

Você precisa segmentar um mercado ou as suas especialidades, ou seja, os serviços que você pretende oferecer. Com isso, quero que entenda que você precisa ter muito claro no seu plano de negócios contábil qual o perfil ideal de cliente que deseja atrair, o tipo de serviços que quer prestar com excelência para este público e o tipo de conteúdo que irá produzir para atrair a maior quantidade possível de empreendedores que atuam no nicho para o seu site.

Responda Rápido: Quais objetivos terão que ser alcançados e como a produção de conteúdos exclusivos, além do compartilhamento de conteúdos de outros blogs e sites irá conduzi-lo cada dia ao alcance desses objetivos?

Não basta apenas produzir ou compartilhar conteúdos sem propósito, somente porque tem a ver com o mundo contábil, legislativo tributário ou empreendedor em geral. Seu conteúdo deve e precisa beneficiar um público claramente definido segundo as necessidades deste público.

Por isso, pense fora da caixa, deixe de pensar de maneira exata e igual aos demais concorrentes, se lance para além da demografia e trabalhe com o lado emocional de seu perfil de cliente ideal. Como? Entenda…

  • Quais são as necessidades, desafios, desejos, interesses, questões indefinidas, preocupações e pontos nevrálgicos no dia a dia de seus potenciais clientes a frente de suas empresas?
  • Como você pode falar com eles sobre cada um desses assuntos sem transparecer que você deseja vender algo?
  • Como deixar claro, porém, de forma sútil, que os serviços que você presta se encaixam perfeitamente em suas vidas e empresas?
  • Qual a experiência que você pode proporcionar aos mesmos, de modo a encantar e tornar sua prestação de serviços extremamente necessária para eles?
  • Você não pode apenas pensar em pulverizar uma palavra-chave e então compartilhar qualquer conteúdo que a contenha. Você precisa criar uma ideia para que o seu conteúdo atenda a necessidades reais de seu público e como este conteúdo poderá ser compartilhado para atingir o maior número de pessoas possível.

Que tipo de conteúdo você poderia produzir, visando informar, entreter e engajar seu público alvo significativamente, a ponto de eles entenderem que precisam de você como parceiro nos negócios?

Uma estratégia bem elaborada e estruturada de Marketing de Conteúdo para Empresas de Contabilidade, com táticas e execuções que garantam um fluxo consistente de conteúdo relevante para o seu público alvo aumentará consideravelmente a percepção de valor da presença online da sua empresa contábil para os seus potenciais clientes.

O resultado disso?

Quando eles quiserem contratar uma empresa de contabilidade com serviços de alto valor agregado ao seu tipo de negócio, com certeza irão se lembrar de você!

Pense nisso!

Um forte abraço,

Alex de Paula

Diretor de Marketing e Operações – GRUPO DPG

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2 comentários em “Marketing de Conteúdo para Empresas de Contabilidade: Um livro julgado pela capa!”

  1. Olá, Alex.
    Se torna um desafio produzir conteúdo na medida certa:
    Regularidade, relevância, redação agradável, conteúdo demasiado genérico.
    conseguir vender o peixe sem mostrar que está vendendo o peixe.
    Não ser mais um nesse imenso marketing digital a utilizar as mesma ferramentas, da mesma forma.
    Como conseguir fazer o marketing digital diferenciado, com resultados?
    o que vejo a todo instante é um intenso bombardeio de todos, entupindo as mídias e muitas vezes aborrecendo o público.
    Abraço.

    Responder
    • Olá Gilmar, muito boa tarde! É um imenso prazer interagir com você!

      Vamos por partes:

      “Se torna um desafio produzir conteúdo na medida certa”

      Resposta: Quando encaramos o desafio não como um peso e sim como uma aventura que nos fará chegar a um objetivo que nos trará retorno positivo, regozijo e satisfação, o desafio se torna apenas parte do roteiro para alcançarmos nosso destino!

      Regularidade, relevância, redação agradável, conteúdo demasiado genérico.
      conseguir vender o peixe sem mostrar que está vendendo o peixe.
      Não ser mais um nesse imenso marketing digital a utilizar as mesma ferramentas, da mesma forma.
      Como conseguir fazer o marketing digital diferenciado, com resultados?

      Resposta:

      Regularidade – Definir uma frequência para minhas publicações e não falhar em relação a ela. Ser disciplinado! Posso fazer apenas uma postagem por semana, desde que ela seja sempre no mesmo dia e tenha coerência com aquilo que é a minha verdade como prestador de serviços. Isso é ser regular em minhas postagens.

      Relevância – Quando conheço os desafios do meu publico alvo, as principais dores e as principais necessidades deste público (não as minhas), eu entendo e respeito o que é relevante para ele e começo a produzir conteúdo que atraia esta audiência para dentro do meu universo como empresa. O conteúdo precisa ser relevante para o seu potencial cliente. Pesquisar sobre o que realmente importa para eles é o primeiro passo para se ter sucesso na produção de conteúdo relevante.

      Redação agradável: Quando o conteúdo é relevante, bem escrito, respeitando as regras gramaticais e concordância verbal, preocupado realmente com a necessidade do meu leitor, a leitura se torna agradável para o mesmo, porque ele percebe que o meu intuito é educa-lo em algo que ele ainda não domina, mas que pode lhe trazer inúmeros benefícios. Por isso, deve haver verdade no conteúdo que você produz!

      Conteúdo demasiado genérico – Conteúdo produzido que não represente a realidade dos desafios do seu potencial cliente. É tipo, “escrever por escrever”, apenas para se trabalhar palavras chaves e atrair o máximo de pessoas possível para o seu site. Você pode trabalhar um conteúdo mais genérico na etapa de topo de funil, porém, se você produzir apenas conteúdos sem direcionamento, sem definir publico alvo, sem falar diretamente a alguém e sim jogar para o alto e ver que peixe “você pesca”, você demonstra que não tem uma estratégia definida, não mostra diferencial e o que vier tá bom. É como Contar com a sorte!

      Conseguir vender o peixe sem mostrar que está vendendo o peixe – É mostrar que você esta preocupado realmente com o seu cliente e não apenas em vender serviços para ele. Se você se preocupa apenas em atrair clientes para aumentar seu faturamento, desculpe o que vou lhe dizer: você não atingirá seu objetivo! O empreendedor não quer que ninguém venda nada para ele, mas ele adora comprar. E adora comprar de quem se mostra especialista em suas necessidades e anseios. Você só consegue demonstrar isso produzindo conteúdo relevante e educativo para que o negócio dele prospere. Você irá prosperar também, desde que sua intenção não seja somente a sua prosperidade e sim a do seu cliente. Quanto maior a prosperidade dele, maior será a sua. Eduque seu cliente, não tenha medo de compartilhar conhecimento. Não tenha medo de produzir o que seja útil para Ele.

      “Não ser mais um nesse imenso marketing digital a utilizar as mesmas ferramentas, da mesma forma. Como conseguir fazer o marketing digital diferenciado, com resultados?”

      Resposta: Você é único e exclusivo Gilmar. Você precisa encontrar esse diferencial. O que você faz de diferente dos outros? Quais os seus diferenciais exclusivos? Você sabe o que você vende? Tem pacotes definidos de serviço? Definiu um nicho para atender? Segmentou este nicho? Segmentou o tipo de serviço que deseja oferecer? Quais as suas potencialidades e especialidades? Seu público entende que você é uma autoridade em seu (dele) mercado de atuação? Quando você tem tudo isso muito bem definido, você cria estratégias e táticas que o fazem se diferenciar neste imenso universo de marketing digital. Você só não será mais um se fizer algo.
      Pense da seguinte forma: Você pode ser mais um que faz algo diferente para se destacar e consegue resultados extraordinários ou pode ser mais um que não faz nada e acha que isso não funciona. De qualquer forma você será mais um, porém, com uma diferença, quem esta fazendo algo tem chances grandiosas de sucesso, agora quem não está fazendo nada, quais as suas chances? Diferencial com resultados é fazer algo para atingir esses resultados. Confiar nos especialistas, definir quem você segue, implantar uma metodologia, esquecer a pressa, respeitar as etapas e entender que todo plantio dará frutos, desde que se trabalhe de forma constante e disciplinada para que na estação própria se possa colher esses frutos.

      “o que vejo a todo instante é um intenso bombardeio de todos, entupindo as mídias e muitas vezes aborrecendo o público”.

      Resposta: Quando o conteúdo aborrece o público existem duas situações

      1- Quando o conteúdo torna latente uma necessidade do empreendedor causa certa “perturbação” para que a pessoa comece a correr atrás de entender melhor como realizar tal tarefa de modo a atingir tal objetivo. O marketing Digital, principalmente para o Contador causa muito isso, pois a grande maioria dos contadores não acreditam que a transformação digital é real na contabilidade, que o perfil do consumidor de serviços contábeis mudou e principalmente, que que não existe no mundo digital, simplesmente não existe para o mundo corporativo . Pois eu digo, pode acreditar Gilmar, se você não existir digitalmente, não existirá para o mundo corporativo. Continuará vivendo apenas de indicações. Agora me diz uma coisa, quantas indicações você espera receber nos próximos 3 meses? Você tem como mensurar isso? Estou usando você apenas como exemplo tá, isso não quer dizer que você não investe em Marketing digital. Investindo em marketing digital você saberá com certeza qual o tráfego do seu site, quantas pessoas retornam para consumir conteúdo, quais os artigos mais acessados, quantos desejam se relacionar com você, quantos baixam seus e-books e deixam consensualmente seus dados para que você possa nutri-lo, enfim… você sabe, com certeza cada passo de sua prospecção para atrair, converter, relacionar e depois vender.

      2- Quando o conteúdo não é relevante para o publico e quer apenas vender serviços, isso aborrece demais o publico. No mais, vivemos na era da informação e quanto mais conteúdo informativo de qualidade tivermos a nossa disposição como empreendedores, melhor será para o nosso crescimento e desenvolvimento como profissionais e pessoas.

      Pense no Marketing Digital Gilmar como uma forma de ajudar o seu cliente a ser mais prospero e deixe que eles reconheçam isso e venham até você. Agindo assim, você será muito bem sucedido em todas as suas estratégias e atingirá todas as suas metas de crescimento!

      Um forte abraço!

      Responder

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