O que o mercado pode esperar do Marketing Digital para Contabilidade em 2020?
Olá, meus amores…
Sei que 2019 tem sido um ano de muitas mudanças para todos, o marketing digital contábil evoluiu muito, a contabilidade mudou o modus operandi – e pelo que é possível perceber, melhorou muito os resultados. A grande maioria dos meus clientes – àqueles que toparam fazer uma verdadeira parceria – tiveram ótimos resultados depois de entender que humanizar é a melhor forma de evoluir.
Mas 2019 está chegando ao fim e eu estou recebendo muitas perguntas do tipo:
“Marta, o que a gente pode esperar de mudanças no marketing digital para contabilidade em 2020?”
Olha, eu não vou negar que quando as primeiras pessoas perguntaram, até eu passei a me questionar. Não tinha parado para analisar o quanto o nicho de mercado com o qual atuo mudou em apenas um ano… mas, resolvi fazer algumas pesquisas internas, outras externas, falei com meus especialistas de cada setor e descobri que M.U.I.T.A coisa vai mudar no próximo ano!
[Agora, antes de te contar sobre qualquer mudança para o próximo ano, quero – de antemão – contar que minha equipe já está se preparando para conseguir manter seus resultados e melhorar em muito o seu relacionamento digital com os clientes e prospects!]
E aí, curiosos para saber o que vai diferenciar as estratégias de vocês no próximo ano e criar muito mais engajamento com o público?
Então, vem comigo!
Índice
1º Mudança – A Postura do Empresário
Não sei se você se atentou, mas, lá no comecinho do texto, eu disse que os clientes do Grupo DPG que tiveram os melhores resultados foram aqueles que entenderam que “HUMANIZAR É A MELHOR FORMA DE EVOLUIR”.
Talvez você esteja se perguntando:
“Onde é que a Marta quer chegar com essa história de humanizar? Tá dizendo pra eu contratar mais funcionários?”
Bom, a ideia não é bem essa! Quando falo sobre “humanizar” é gerar maior conexão entre o público do seu escritório contábil e os seus colaboradores.
Mas como é que eu faço isso?
É muitoooo simples! Basta você conseguir alinhar seus funcionários à cultura da sua empresa, avaliar se eles estão de acordo – e, obviamente, seguem – a missão, visão e valores apresentados pela sua empresa.
Acredite quando eu digo que isso faz uma diferença enorme! Saber com quem você está trabalhando é a melhor forma de descobrir quais são os membros da sua equipe que realmente estão engajados e aderiram ao sonho de alcançar os seus objetivos!
Tá, mas isso não é uma mudança direta no marketing digital para contabilidade, certo? Eu só queria frisar essa necessidade. Afinal, eu descobri na prática que isso é uma ferramenta poderosa para mudar o futuro de uma empresa!
2º Mudança – Dados
Nenhum negócio sobrevive sem dados, quem dirá evoluir…
As tendências para 2020 só deixam claro o que a maioria das empresas tenta ignorar há anos: os dados são imprescindíveis para melhorar e continuar atuando de forma saudável!
“Analytics é top para conseguir dados de tudo o que acontece num site”
Bom, isso não é mentira! Mas…
O Google Analytics é uma ótima ferramenta para obter informações sobre os mais diversos tipos de perguntas. Contudo, 2020 vai reinventar por completo o marketing digital para contabilidade e somente essa ferramenta não vai ser suficiente para sanar as necessidades de quem precisa de informações para continuar crescendo.
A captação de dados para a definição de uma persona ideal é um dos pontos mais importantes de uma estratégia de marketing digital para contabilidade. Afinal, se você não sabe quem quer atingir, não vai atingir ninguém. Ou pior, vai atingir quem não está interessado no que você está oferecendo. Isso vai fazer com que você direcione seus esforços para o lugar errado, perdendo dinheiro e tempo – duas coisas muito valiosas, não é mesmo, amore?
Investir na captação de dados é a melhor forma de obter métricas e entender onde você precisa direcionar maior atenção, o que precisa ser mudado, o que precisa ser otimizado e o que precisa somente de tempo para maturação.
Se você quiser conhecer algumas ferramentas sensacionais e muito intuitivas para melhorar a captação de dados na sua empresa contábil, deixe o pedido nos comentários. Prometo que faço um post só falando sobre isso! ❤️
3º Mudança – Pesquisa por voz
É um tal de “okay, Google” pra cá, “okay, Google” pra lá…
Você mesmo já deve ter percebido que todos estão se adaptando inconscientemente à pesquisa por voz, né? De acordo com a ComScore, mais de 50% dos usuários de busca em 2020 vão vir da busca por voz. Mas e aí, o que acontece que seu site ainda não passou a ser otimizado ainda?
Muuuuuuuito antigamente, quando a gente ainda batia pedra com pedra pra fazer fogo, o ser humano tinha uma necessidade enorme de usar as mãos – calma, não tô dizendo que isso acabou… mas, como o próprio Darwin reparou, nós estamos em um constante processo de evolução e – aos poucos – estamos nos alinhando às novas tecnologias que aparecem diariamente. Ou seja, estamos utilizando o que o meio nos oferece para facilitar o dia a dia.
A pesquisa por voz vai dominar o mercado em pouquíssimo tempo e as empresas que não estiverem alinhadas às necessidades que essa tecnologia traz vão, simplesmente, morrer aos poucos.
E aí, o que você vai fazer, se adequar ou esperar começar a perder leads e possíveis vendas por isso?
4º Mudança – Invista em Branding
Pessoas compram de pessoas e isso é um fato!
O que você consome? Você bebe o refrigerante Coca-Cola ou “abre a felicidade” que uma garrafa dessa marca coloca na sua mesa ao reunir toda a sua família em volta dela num domingo de sol?
Investir em branding é preciso. Afinal, “quem não é visto, não é lembrado” e sua empresa contábil precisa ter visibilidade no mercado para se consolidar… quando as pessoas pensarem na palavra “contabilidade”, é o nome da sua empresa que precisa aparecer na cabeça delas como referência!
Mas, acredite, essa tendência não é nem um pouco nova. Isso já vem sendo feito desde que o mundo é mundo e a água é líquida, ou você acha que “amamos mesmo tudo isso” o que está no Mc Donald’s?
Agora, se você não sabe muito bem o que é branding, não se preocupa… é só ler o artigo que disponibilizei há algum tempo falando sobre:
“Branding ou Performance – Qual é a fórmula do sucesso para o seu escritório contábil?”
5º Mudança – Automação
Sabe quando você entra em contato com um lead e ele não está em momento de compra, mas, depois de algum tempo, ele te liga e diz que está interessado nos seus serviços? Então… esse é o papel da automação, nutrir um lead que não está em momento de compra e fazer com que ele se interesse pelo que você está oferecendo.
É claro que na teoria é tudo muito lindo e muito fácil de ser feito, mas, quando entra a prática a coisa complica um pouquinho, amore…
A automação com conteúdo de qualidade é a melhor forma para transformar o momento do seu lead e, acredite, por não usar as ferramentas de automação que o mercado oferece, muitas empresas contábeis estão definhando e morrendo aos poucos.
Um fluxo de nutrição bem desenhado e estruturado garante ao seu negócio a possibilidade de conseguir um número maior de clientes, além de fazer com que ele fique conhecido até mesmo entre aqueles que não estão interessados ou não tem condições de adquirir o serviço no momento… é o tal “branding” que falei no tópico anterior. Se sua empresa não for conhecida, você fica estagnado enquanto os outros evoluem seguindo as estratégias que você não quis e aproveitando as possibilidades que você não soube aproveitar.
E aí, vai esperar até quando para crescer do jeito que sempre quis, amore?
6º Mudança – Conteúdo
Que o conteúdo é rei você já sabe muito bem, mas até mesmo um rei precisa saber por onde pisa…
Todas as mudanças que comentei anteriormente dependem do conteúdo. Sem ele é, simplesmente, impossível fazer com que algumas dessas estratégias funcione da maneira certa. Afinal, como é que você vai nutrir os seus prospects sem um conteúdo que gere engajamento, conexão e que tenha a relevância necessária para sanar as dores, tirar as dúvidas e mostrar que você é um especialista nos serviços que oferece?
O marketing de conteúdo tem como principal objetivo chamar a atenção do espectador e fazer com que ele entenda a importância que aquilo que você está oferecendo tem para a empresa dele. Por exemplo, você só chegou até aqui porque confia que o conteúdo é relevante, confiável e capaz de agregar melhorias ao seu escritório contábil, não é mesmo?
Sendo assim, uma boa estratégia de marketing digital para contabilidade tem que ter conteúdo relevante e de qualidade, senão você será apenas mais um que publica na internet.
Conclusão: não existe fórmula mágica, só você pode fazer os seus milagres!
Bom, acho que já deu para você perceber a importância do marketing para a sua contabilidade, mas, preciso deixar uma coisa muito clara neste momento.
Não adianta você conhecer todas as estratégias do mundo, conhecer todos os cases de sucesso, saber como funciona cada área da sua empresa, entender sobre o seu cliente e conhecer os hábitos de compra dele se você não se mover para atingi-lo da maneira correta!
Eu já disse isso em outros artigos, o marketing digital para contabilidade não é uma receitinha de bolo. Não basta juntar tudo o que eu te disser e deixar rolar. Ele exige acompanhamento e adaptação constante para fornecer bons resultados, métricas fortes e o aumento que você tanto quer na sua cartela de clientes!!
E então, amore, quer se alinhar ao que é necessário para vencer em 2020? Então, vem de “Zap”! Eu e minha equipe de especialistas vamos te acompanhar nessa jornada até o sucesso!
Ahh, já ia esquecendo…
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Marta Giove
CEO – Grupo DPG
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