Entenda como o marketing para contabilidade pode mudar para melhor os resultados que o seu escritório vem te trazendo!
E aí, pessoal, como vocês estão?
Antes de mais nada, eu quero avisar para vocês que o texto de hoje vai ser bem longo, mas garanto que depois de ler, sua visão em relação ao marketing para contabilidade vai mudar totalmente!
Índice
Então, para para ler este artigo com bastante conforto, procure um lugar para se sentar, pegue uma xícara de café ou chá e vamos lá, amore!
Você, por acaso já se deu conta de como o marketing para contabilidade funciona e o quanto ele pode mudar a situação do seu escritório de contabilidade a curto, médio e longo prazo?
Como eu já disse várias e várias vezes, uma estratégia de marketing para contabilidade precisa ser muito bem pensada, além do mais, você não vai querer “qualquer coisa” representando o seu escritório, não é mesmo?
Então, hoje nós vamos falar sobre um montão de assuntos que vão mudar totalmente a sua visão do mercado contábil, te fazer entender o porquê de alguns escritórios crescerem tão rápido e conseguirem tantos clientes e outros se segurarem por anos com apenas um cliente que representa mais de 80% do faturamento anual, a necessidade de não apenas vender, mas criar valor ao seu cliente, a possibilidade de crescimento que o marketing bem feito pode agregar ao seu negócio, as particularidades do marketing para contabilidade, como é definido um planejamento e o que é preciso para atingir a estratégia certa e o que é necessário pra conseguir alcançar o sucesso que você sempre quis assim como fizemos com alguns de nossos cases.
Mas, olha só, eu não vou ficar “nhê-nhê-nhê”, então se prepara, porque algumas vezes vou dar uns puxões de orelha que podem doer um pouco, viu?! ?
Ah, e eu realmente preciso dizer mais uma coisinha antes de começarmos:
Agência de marketing para contabilidade não é santo milagreiro! Então nem adianta você esperar 1.000 leads com um mês de estratégia, tá?!
Quando falamos que o marketing digital traz resultados a curto prazo, significa que você vai ganhar visibilidade, seus prospects vão passar a entender o seu trabalho e te ver como um especialista, além de fazer com que seu site seja encontrado em todos os mecanismos de busca.
Pode até acontecer de você ter uma quantidade legal de leads no início dos projetos, mas isso não é regra, é exceção!
Até porque, quando você diz ao cliente do seu escritório que vai diminuir os custos da empresa dele, não dá para fazer isso do dia para a noite… então, pensa que, assim como o seu serviço, o marketing para contabilidade tem um período de maturação que precisa ser seguido.
Depois desse tempo, aí sim é possível garantir os resultados que você espera! Okay?! ??
Então, agora que eu já dei meu aviso, bora entender como funciona o marketing para contabilidade!
Você sabe o que tem acontecido com o mercado contábil e como o marketing para contabilidade pode te ajudar?
Depois do surgimento da internet tudo – absolutamente tudo – mudou, não foi apenas o mercado contábil. Mas, o mercado contábil foi MUITO afetado pelas mudanças que vieram com as novas tecnologias.
Antes, você, contador, estava acostumado a conquistar o seu cliente “na lábia”, ou seja, ele ia até o seu escritório, vocês conversavam e ele acabava contratando os seu serviços porque sentia segurança no tom da sua voz, no seu aperto de mão e via a estrutura que o seu escritório poderia oferecer para ele.
Mas… e hoje? O que você faz quando o prospect não sente mais o seu aperto de mão, não escuta a entonação da sua voz e, muito menos, vai até o seu escritório – pelo menos não no início da negociação – para ver o que você pode fazer por ele?
Temos uma situação bem complicada, não é?
Esse é um dos principais focos do marketing para contabilidade, resolver esse “problemão” pra você!
Quando você contrata uma equipe de marketing que entende o seu mercado, sabe como o seu público se comporta e, melhor ainda, conhece as dores – tanto às suas quanto as deles – fica muito mais simples alcançar o seu objetivo.
Hoje, depois que tudo mudou, o seu cliente não quer mais alguém que entregue as guias de impostos e faça o alinhamento tributário, ele quer um contador consultor! Mas é impossível ser um se você não oferece conteúdo de qualidade para tirar as dúvidas do prospect, se ele não consegue acessar o seu site pelo celular ou, pior ainda, se ele não te encontra no Google!
Sim, atualmente, ser encontrado no Google, o principal mecanismo de busca do mundo, é pré-requisito para ser contratado!
Então, a melhor forma de fazer com que o seu cliente te veja como um especialista, tenha confiança nos seus serviços e entenda que sem ele não é possível manter uma empresa funcionando, é, sem dúvidas, através de uma estratégia de marketing para contabilidade bem definida, clara e assertiva! Ou seja, como já dizia Darwin:
“Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças”.
Então, ou você muda o seu modo de ver o mercado contábil, ou então, infelizmente, seu escritório de contabilidade não vai sobreviver para contar a sua história de luta!
E aí, o que você vai fazer?
Não precisa se desesperar, mas também não dá para ficar parado, né?!
Por que a grama do vizinho cresce mais e é muito mais verde?
Bom, a gente sabe que o ser humano é insatisfeito por natureza, mas é preciso analisar bem a situação antes de pensar que é só insatisfação sem nenhuma verdade de fundo, né amore…
Você, provavelmente, já percebeu que alguns escritórios de contabilidade “crescem horrores” e outros, por mais que prestem um serviço espetacular, ficam estáticos, sempre parados no mesmo lugar, sem nenhuma evolução. E pior ainda, só funcionam por conta de alguma empresa que representa uma enorme parte do faturamento anual… ?
Sabe qual é a diferença entre esses dois tipos de escritórios?
O que não para de crescer de jeito nenhum, investe em comunicação com o público-alvo, em formas de fazer com que seus futuros clientes sintam a necessidade de ter os seus serviços. Ele se doa para as estratégias que aproximam o público, se permite criar conteúdos de qualidade para nutrir quem procura soluções e, principalmente, alinha as necessidades da empresa às possibilidades que o marketing para a contabilidade pode e vai gerar. Ou seja, ele fecha um trabalho à quatro mãos com a empresa que o representa digitalmente!
E o escritório que não cresce de jeito nenhum, o que ele faz? Ele acha que as coisas continuam como já foram um dia; tem a famosa “síndrome de Gabriela”…
“Eu nasci assim, Eu cresci assim, E sou mesmo assim, Vou ser sempre assim, Gabriela!” ?
Então, é a hora de decidir qual desses modelos vai te representar. Você vai ficar esperando os clientes “caírem do céu” ou vai, literalmente, dar uma chance para o sucesso que corre atrás de você enquanto você corre dele?
É hora de sair de cima do muro e tomar uma posição, concorda comigo, amore?
Porquê vender não é o suficiente se o seu cliente não enxergar o valor que o seu trabalho gera para ele!
Sim, você leu certo! Apenas vender não é o suficiente, é preciso que o seu cliente se sinta valorizado, mas, principalmente, é necessário que ele veja o valor que o seu trabalho pode criar para ele!
Porém… como fazer para valorizar o seu cliente e ao mesmo tempo criar valor para o seu trabalho, em, amore?
Primeiro, antes de qualquer outra dica, vou te falar uma coisa que você, provavelmente,b já sabe:
Ser um contador consultor é a melhor forma para o seu cliente entender o seu trabalho e ver como a sua função vai mudar totalmente a forma como ele se vê!
Então, além de entregar o que seu parceiro de negócios já espera, você terá ainda que analisar a situação como um todo e ser muito mais do que apenas um executor. O ideal é que você seja um estrategista com a capacidade de analisar a situação como um todo e, além disso, identificar cada uma das necessidades, sempre indicando as melhores soluções contábeis.
Para além dessa função, seu escritório precisa do apoio de uma agência de marketing para contabilidade, assim você vai conseguir oferecer uma boa experiência ao usuário da sua plataforma e fazer com que ele se sinta seguro em te contratar.
Ah, e tem mais uma coisa… você pode achar que ter uma estratégia de marketing só serve para atingir seu público, mas não se engane! A estratégia significa muito mais que isso, afinal, reza a lenda que:
“Quem não é visto, não é contratado!” ?
E aí, o que você vai fazer? Pretende ficar parado enquanto seus concorrentes crescem ou vai adotar uma estratégia e competir de igual para igual?
Bom, eu já te mostrei como o marketing para contabilidade vai mudar totalmente as possibilidades do seu escritório, então, agora, quero ter uma conversinha contigo!
O mercado contábil é um setor enorme, e você sabe muito bem disso! Porém, nessa infinidade de escritórios que existem, uma coisa que poucos contadores se atentam é à importância do próprio trabalho… não, eu não falei errado. É impossível que o seu cliente veja o valor do que você, se nem mesmo você consegue fazer isso.
Quando você deixa de contar com uma estratégia de marketing para contabilidade, só pode significar uma coisa:
Você não entende a importância do que faz, a importância da sua profissão, tem pouca preocupação com o crescimento empresarial e, infelizmente, já entrou na zona de conforto, se conformou – de forma errada, é claro! – que o crescimento e sucesso são para outros escritórios, não para o seu!
Ou então, você não entendeu nada do que eu disse até agora!
Então, se você conseguiu entender e conhece agora a importância do marketing para contabilidade, me chama no “Zap”. Eu vou te mostrar na prática que tudo o que eu disse aqui é a mais pura verdade e seu escritório contábil vai ter uma evolução espetacular!
E não esquece… se gostou, manda pros amigos, mas, se não, pode mandar pros inimigos! ?
Marta Giove
CEO – Grupo DPG
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