Segundo pesquisas, 44% dos empreendedores brasileiros ainda não tem noção de como definir uma Persona para o seu negócio. Você pode estar incluído nessa porcentagem, sabia? Fique atento!
Como definir uma Persona?
Persona
Primeiramente, você precisa definir o que é conhecido como “Persona” no mercado de trabalho. Persona é aquele comprador do seu produto ou serviço que acaba gerando sempre mais retorno para você, ou seja, que é o mais recorrente no dia a dia do seu negócio.
E, para você identificar a Persona específica para o seu negócio, existem alguns passos:
1. Fazer uma pesquisa para identificar qual é o gênero do seu comprador, ou seja, saber se você atinge mais o público feminino ou masculino;
2. Saber qual é a média da faixa etária do seu público;
3. Saber qual o tipo de profissão que o público atingido exerce;
4. Um passo que poucas empresas fazem é saber qual a jornada de compra que essa Persona faz, ou seja, saber qual a decisão que ela toma antes, durante e até mesmo despois da compra;
5. Fiquem atentos às tendências que mais agradam essa pessoa. É possível identificar isso fazendo a sondagem da Persona com os passos acima, ou até mesmo com um contato direto.
Na segunda etapa para definir sua Persona, você deverá fazer algumas pesquisas com seus clientes.
Lembre-se de que não é necessário falar com todos os seus clientes. Separe um grupo de 7 a 10 clientes e faça perguntas de qualidade, essas perguntas servirão para você saber o que realmente seu cliente leva em consideração ao fazer uma compra.
Após a fase de entrevistas com os clientes, é hora de olhar para dentro do seu negócio e então avaliar se tudo que você pesquisou é aplicado pela sua empresa, e o que está faltando para atrair os clientes para o seu negócio, isso é válido para o seu site também.
Fazendo isso, você definirá a Persona do seu negócio e será bem mais fácil redirecionar seu produto ao público de forma que atinja a todos, mas principalmente aqueles que fazem o seu negócio render.
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